Criar um orçamento pode trazer grandes benefícios para a nossa economia. Dizemos como tirar vantagem disso e como saber se pode funcionar para você.
Como sempre dizemos, a base de qualquer investimento é a poupança. Para gerar uma boa economia, ter um orçamento é fundamental. Um orçamento bem elaborado permite-nos ver claramente as nossas receitas e despesas. É uma ferramenta muito importante na gestão das nossas finanças pessoais, que, entre outras coisas, ajuda a minimizar erros ou despesas que não podemos suportar.
A maioria das pessoas que têm uma boa gestão das suas finanças pessoais podem confirmar a importância de ter um orçamento organizado que lhes permita visualizar o seu dinheiro. No entanto, nem todas as metodologias são igualmente adequadas para todos. A seguir, revisaremos os prós e os contras de criar um orçamento e cumpri-lo.
Vantagens e desvantagens de criar um orçamento
Vivemos num mundo capitalista onde os incentivos ao consumidor estão na ordem do dia. É por isso que devemos ter cuidado com despesas impulsivas que prejudicam os nossos objetivos de poupança. Sair para comer, comprar roupas ou participar de eventos é um prazer, mas prejudica as finanças no longo prazo, e um orçamento bem estruturado mostra isso.
Vantagens:
Ter um orçamento fornece visão geral da saúde financeira de um indivíduo, família ou empresa. A visualização das participações, receitas e despesas permite dimensionar a percentagem real de poupança. Com esse conhecimento em mente, fica mais fácil definir uma meta financeira.
Por ter um orçamento é mais fácil identificar onde o dinheiro está vazando e consequentemente, quais são as despesas que podemos cortar. Visualizar em um só lugar quanto dinheiro realmente temos evitará gastos desnecessários.
Se for para uso individual é excelente, e se for para orçamento familiar melhor ainda. Um bom orçamento coloca todos os membros da família na mesma página, pois ajuda a gerá-lo; consenso sobre as ideias de dinheiro usos e abusos, pessoais e coletivos.
Da mesma forma, o orçamento exige monitorização, por isso cada vez que o atualizamos, inevitavelmente fazemos uma avaliação do anterior. O planilhas de balanço São sempre necessários para tomar consciência de como estamos gastando o nosso dinheiro e redefinir o nosso objetivo se necessário.
O ato de preparar um novo orçamento também funciona como uma avaliação do antigo. Isto é útil para ajudar os investidores a identificar se atingiram ou não os seus objetivos. Caso alguns não tenham sido alcançados, é também uma boa oportunidade para discutir as razões por trás deles.
Desvantagens:
Embora hoje, graças à Internet, seja mais fácil aprender a fazer um orçamento personalizado, encontrar consistência e disciplina pode levar algum tempo. As pessoas que fazem orçamentos pela primeira vez tendem a fazer muitas suposições, por isso, quando o seu orçamento começa a falhar, ficam facilmente desmotivadas.
Com o tempo, as pessoas cansam-se da decepção que acompanha o processo orçamental e abandonam o processo a longo prazo. Acontece que a tarefa exige muito tempo e nem todos estão dispostos a desistir dela.
Por outro lado, os orçamentos nem sempre são muito úteis para famílias onde os rendimentos são muito baixos. Uma família de baixa renda gastará a maior parte de seu dinheiro em necessidades básicas. É por isso que pode não haver muitas oportunidades para eles reduzirem suas despesas. Aqui o mais conveniente seria visar o aumento da renda.
Outro problema é que, ao fazer um orçamento, muitas pessoas pensam que podem viver sem qualquer tipo de entretenimento. Esta suposição não é realista e, a longo prazo, apenas contribuirá para perder o seu orçamento. Um bom orçamento é realista e sustentável na medida em que permite um estilo de vida razoável.
Além disso, os orçamentos não devem permanecer iguais mês a mês, pois em alguns meses temos mais despesas. Em contextos inflacionários, como é o caso da Argentina, as despesas com serviços costumam sofrer aumentos recorrentes. Durante a época de férias, por exemplo, as despesas com entretenimento aumentam e, no inverno, utiliza-se o aquecimento.
Faça seu orçamento valer a pena
Concluindo, o orçamento é uma ferramenta muito útil na hora de montar o planejamento financeiro. Claro, para quem está comprometido e tem liquidez suficiente para isso. Na Central de Fondos damos-lhe tudo o que precisa para continuar a crescer até se tornar um investidor de sucesso: artigos educativos, gratuitos no nosso blog; realizar cursos de acordo com o seu nível de conhecimento e, se não bastasse, uma plataforma 100% digital para você administrar seu dinheiro como quiser.
Você já imaginou ser um investidor do Google ou da Coca Cola? Hoje é possível, da Argentina e em pesos. Baixe o aplicativo Criteria Digital hoje e comece a mudar seu futuro.