Segundo Ensafi, os jovens hoje estão muito mais conscientes da importância de cultivar o hábito de poupar. Contudo, o facto de o a poupança média é equivalente a quinze dias ou menos de sua renda poderia colocá-los em vulnerabilidade para enfrentar imprevistos sem afectar a sua estabilidade financeira, destacou Aurora Geitel Salgado, diretora de Educação Financeira do BBVA México, em seu artigo ‘Incentivar a poupança desde cedo’, publicado em jornal O financeiro.
“50% das pessoas com deficiência demonstram menos preocupação com as suas finanças do que aquela população sem necessidades especiais, da qual apenas oito em cada 10 pessoas tomam medidas financeiras nesse sentido”, assim o expressou. Aurora Geitel Salgado, diretora de Educação Financeira do BBVA México, em seu artigo “A diversidade supera as barreiras da inclusão” publicado no jornal El Financiero.
Além disso, o especialista em educação financeira acrescentou que “para evitar problemas de stress financeiro na idade adulta É importante que a família estimule o hábito de poupar entre seus membros, mesmo entre as crianças, para que saibam a importância de criar uma reserva de emergência e de uma gestão adequada do dinheiro.”
Da mesma forma, destacou que “os jovens apresentam estresse financeiro, embora representem o menor percentual dentro do nível mais alto, com 28,6% contra 36,9% do restante da população pesquisada.” No entanto, as preocupações com a dívida e a incerteza no emprego dificultam a construção do bem-estar financeiro.
Conhecendo os dados divulgados pela Ensafi, Salgado recomendou às mães e aos pais “refletir e acompanhá-los na compreensão das ferramentas que podem ajudá-los a melhorar a gestão do seu dinheiro, prepará-los para imprevistos, criar uma reserva de emergência, bem como na automatização da poupança com diversas plataformas ou aplicações de qualquer instituição bancária.” Da mesma forma, destacou que estas soluções facilitam a utilização eficiente do tempo e do dinheiro e criam as condições para iniciar um fundo de poupança para a reforma e estabilidade financeira.
Por fim, a responsável pela Educação Financeira do BBVA México comentou em seu artigo que É conveniente para a sociedade promover o conhecimento da educação financeira que as instituições oferecem em diferentes meios de comunicação. O site de educação financeira está à disposição de clientes e não clientes com conteúdos e boas práticas que os ajudarão a fortalecer suas capacidades financeiras e sua confiança no uso de seu dinheiro.