Essas transferências financeiras são comuns no dia a dia dos peruanos, pois servem para pagar contas, enviar dinheiro para familiares ou realizar transações comerciais.
Enviar dinheiro eletronicamente faz parte do nosso dia a dia. Esse tipo de operação é utilizada para efetuar pagamentos em uma loja, enviar dinheiro a um familiar ou liquidar qualquer tipo de transação comercial. Mas em muitas ocasiões, por descuido ou pela correria da vida moderna, cometem-se erros ao inserir o número da conta do destinatário.
“Em nenhum caso, cancelar uma transferência bancária não é possível depois de realizada”, explica Martín Santa María, CEO da Câmara de Compensação Eletrônica (CCE) do Peru. Feito isso, os recursos já pertencem ao outro usuário e depende da vontade do usuário que eles sejam reintegrados.
A primeira coisa que o usuário que cometeu o erro deve fazer é entrar em contato com sua instituição financeira para avisar sobre a situação. O banco solicitará todos os detalhes da operação como hora, número da conta e valor.
O usuário pode solicitar ao seu banco o reembolso do dinheiro. Em seguida, é acionado um procedimento de devolução, no qual a instituição entra em contato com o destinatário para quem a transferência foi enviada por engano. “O processo de devolução é longo”, afirmam especialistas da Área Financeira da ESAN Graduate School of Business. E dependerá sempre da vontade de quem recebeu o dinheiro, a menos que se trate de uma fraude, explica a Superintendência da Banca, Seguros e AFP (SBS).
A maneira rápida de corrigir o erro é o usuário para quem foi feita a transferência concordar em devolver o dinheiro e enviar os recursos de volta. Mas se assim não for, terá de ser instaurada uma acção judicial, que pode ir desde a apresentação de uma carta notarial exigindo a devolução do dinheiro, até uma acção judicial, que terá de ser apresentada no Tribunal de Paz. ou no Tribunal Cível, dependendo do valor da transferência.
– Apresentar documentação ao banco: comprovante da transferência.
– Procure ajuda de um advogado.
– Se necessário, inicie uma ação legal.
Dados necessários
– Número da conta origem: Conta a partir da qual foi feita a transferência.
– Número da conta destino: Conta para a qual foi enviada a transferência.
– Valor da transferência: Quantidade de dinheiro que foi transferido.
– Data e hora da transferência: Data e hora em que a transferência foi realizada.
– Número da operação: Número de identificação da transferência.
Atualmente, muitas das operações realizadas no Peru são realizadas através de sistemas digitais (aplicativos de celular) onde existem diversos filtros e confirmações prévias que minimizar esses tipos de erros. Muitos deles mostram o nome do destinatário antes de concluir a transferência, indicam os especialistas consultados.
Fazer uma operação digital é algo muito comum entre os peruanos. O número de pagamentos digitais por adulto, por exemplo, aumentou de 29 em 2015 para 152, em média, no ano passado. Isto implicou que estas operações mais que quintuplicaram nesse período, processo que foi recentemente acelerado pela interoperabilidade entre carteiras eletrônicas, segundo dados de dezembro do Banco Central de Reserva do Peru (BCRP). Este dinamismo reflete os avanços na cobertura bancária que, segundo a Pesquisa Nacional de Domicílios, Passou de 35% em 2015 para 52% em 2022.
No Peru, apesar dos avanços tecnológicos, a transferência bancária é uma das operações que tem muito mais raízes e tradição entre os usuários. Existem as transferências nacionais, aquelas que são feitas entre bancos localizados no mesmo país. E dentre elas podem ser feitas operações para contas do mesmo banco, que costumam ser chamadas de transferências e para realizá-las é necessário apenas o número da conta bancária. Por sua vez, se a transação for entre bancos diferentes, é necessário ter o código interbancário (CCI).
Existem também as transferências internacionais, que é quando são realizadas entre instituições financeiras de países diferentes. Para isso, é necessário ter um código SWIFT para identificar a instituição financeira, agência, localidade e país à qual pertence a conta de onde o dinheiro será enviado.
Instituições financeiras que operam no Peru Eles têm uma lista variada de opções para fazer uma transferência: desde caixas eletrônicos, aplicativos móveis, banco eletrônico através da web e agências bancárias (windows).
Canais de contato para qualquer eventualidade
No país existem vários canais de contacto para resolver qualquer tipo de eventualidade relacionada com serviços financeiros. Alguns deles são digitais e exigem conexão com a internet, outros exigem documento de identificação.
Por exemplo, o internet banking (acessado através da conta online), aplicativo móvel (todos os bancos oferecem essa opção), telefone (as instituições bancárias possuem uma central de atendimento) e a agência bancária (ponto de encontro mais comum dos clientes).