Da mesma forma, neste novo episódio de A Faculdade, o economista destaca a importância dos impostos nos Governos para fornecer uma série de serviços e bens como educação, segurança e saúde.
“Quando a renda não é suficiente para os governos, a renda que vem de impostos como os impostos sobre a propriedade, por exemplo, eles têm que sair e procurar recursos e pedir empréstimos em instituições financeiras, grandes investimentos, ou mesmo através do TES para fechar esse desequilíbrio. e isso é conhecido como dívida pública”, diz Reyes.
Todo início de ano é importante rever o calendário fiscal, preparar a carteira e preparar-se para cumprir esta obrigação de cidadão. Desta forma, podem ser evitadas diversas penalidades financeiras e assumidos custos adicionais que podem afetar as finanças pessoais. Entre os impostos mais destacados estão os impostos sobre o rendimento, a propriedade ou os veículos, entre outros, por isso os especialistas do BBVA recomendam fazer um orçamento antecipado e evitar dores de cabeça.
Estes empréstimos são garantidos pela capacidade do Governo para responder por eles, e dependem da estabilidade financeira e económica, do crescimento do país e da credibilidade da Administração para pagar estes recursos no futuro.
Nesse sentido, o Regra Fiscal É um compromisso que os governos têm de ter boas práticas com a utilização dos recursos da sociedade, evitar gastos excessivos, ser responsáveis com a arrecadação e evitar acima de tudo o excesso de dívidas. “Isso nos permite reduzir os altos juros que acabam sendo pagos sobre a dívida.”