Este é um evento organizado por Victoria147, BBVA México, BBVA Seguros e Openpayque conseguiu conectar milhares de empreendedoras, empresárias e lideranças que estão transformando a forma de fazer negócios no país. O painel ‘As melhores dicas financeiras’ contou com a participação de três especialistas, que, sob sua perspectiva, discutiram os conhecimentos para aprender a administrar melhor suas finanças e expanda seu negócio.
Considerações para um negócio de sucesso
Aurora Geitel Salgadodiretor de Educação Financeira do BBVA México e membro do Comitê de Educação Financeira da Associação de Bancos do México (ABM), destacou números fornecidos pelo Centro para o Desenvolvimento da Competitividade Empresarial (CETRO-CRECE), onde apenas 10% das PME mexicanas chegam aos 10 anos de vida e alcançar o sucesso esperado, enquanto 75% das novas empresas no país falham e devem encerrar os seus negócios dois anos depois.
A participação das mulheres na tomada de decisões empresariais, Além de sua incorporação ao mundo do trabalho, obteve avanços significativos ao longo das décadas. Portanto, em reconhecimento a este setor da comunidade empresarial, o 19 de novembro é comemorado em “Dia Internacional da Mulher Empreendedora”, que visa tornar as mulheres visíveis no mundo do trabalho e reduzir a desigualdade de género.
Diretiva recomendou que os empreendedores eliminassem o preconceito do excesso de confiança e construíssem objetivos claros: “Temos que estar atualizados com aprendizado contínuo e saber um pouco de tudo para ajudar nosso negócio, como o tema marketing nas redes sociais, que permite construir uma marca no mercado e estar presente na mente dos consumidores. ”
Por sua parte, Ytzia Belausteguigoitia, cofundador e CEO da Troquer, empresa de vendas de roupas vintage, destacou que para um negócio dar certo é preciso pensar em gerar uma proposta de valor onde os números estejam a favor da empresa e do cliente, para poder considerar uma estratégia plano. Além disso, é relevante tter uma ‘âncora’ que se refere ao progresso da empresa em relação ao planejado, além de prevenir quando algo sai fora do planejado. Quando há um alerta de que determinados parâmetros não estão funcionando, o motivo do alerta deve ser avaliado e conceituado, para posteriormente definir um plano de ação que seja capaz de iterar com base nos resultados comparativos. Com este resultado é possível repensar o que havia sido definido como plano inicial. “Para mim, Os números são seus melhores aliados, pois dizem se você está bem ou não.“ele adicionou.
“Juntos empoderamos e inspiramos mais mulheres”
Em sua participação, Melina Cruz Villafaña, cofundador da Homely, plataforma que conecta profissionais de limpeza a residências, empresas e escritórios, recomendou evitar a “síndrome do impostor, onde o medo não deveria entrar.” Explicou que existe uma grande diferença entre vender a um consumidor final ou a uma empresa em processo de ‘factoring’, que exige uma alternativa de financiamento. “Como empresário, você deve considerar o fluxo financeiro e ainda mais quando você tem um supermercado como cliente. “Não tenho condições de pagar um cliente depois de 90 dias, quando temos que pagar semanalmente aos profissionais de limpeza”, esclareceu.
Para o cofundador da Troquer, é relevante definir o papel das pessoas que estão dentro da organização, que podem ou não tomar decisões, principalmente quando há crescimento do negócio: “Quanto mais decisões você toma como líder da empresa, mais mais eu desacelero a empresa”. A este respeito, ele mencionou que a matriz de responsabilidades RACI (por sua sigla em inglês, Responsável, Prestador de Contas, Consultar, Informado) permitiu-lhe autorizar o limite dos encarregados de decidir, bem como quem deve ser consultado sobre determinados assuntos de um projeto e decisões que definitivamente devem passar por ele. “Com esta ferramenta evitamos obstáculos no processo de aprovação que podem afetar o sucesso da empresa, temos mais clareza e um objetivo acordado.”
Ana Cecília Pérez, Diretor de Empreendedorismo do Victoria147 e moderador do painel, convidou os participantes empreendedores a refletir sobre o desafio que o conselho do BBVA México colocou, onde Salientou que a poupança é essencial, não só na empresa, mas também na saúde financeira de cada um. Por isso recomendou o desafio de iniciar uma almofada financeira, através da qual se faça um mínimo de três meses de poupança, mas, sobretudo, sublinhou a importância de trabalhar em conjunto com as crianças para lhes ensinar a importância de ter uma reserva no futuro deles. . “Juntos empoderamos e inspiramos mais mulheres”concluiu o moderador.