Ele modelo de tela É uma excelente ferramenta para ajudar a entender o modelo de negócio de forma simples e estruturada. O uso desse canvas permite obter informações sobre os clientes que você atende, quais propostas de valor são oferecidas por meio de quais canais e como a empresa ganha dinheiro.
POR QUE USAR O MODELO CANVAS?
- Para fazer um rápido desenho do que a ideia envolve.
- Permite-nos compreender o seu negócio e passar pelo processo de fazer ligações entre o que é a ideia e como transformá-la num negócio.
- Examina quais tipos de decisões do cliente influenciam o uso de sistemas.
- Permite que todos tenham uma ideia clara do que o negócio provavelmente será.
COMO USAR A LONA?
O model canvas é uma linguagem compartilhada para descrever, visualizar, avaliar e alterar modelos de negócios. Descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor. Para diagramar é necessário definir:
- Segmentos de clientes: Crie uma lista dos três principais segmentos. Procure os segmentos que geram mais receita.
- Proposta de valor: Quais são seus produtos e serviços? Qual é o trabalho que você faz para o seu cliente?
- Fontes de renda: Liste suas três principais fontes de renda. Se você faz coisas de graça, elas também devem ser incluídas.
- Canais: Como você se comunica com seu cliente? Como você entrega a proposta de valor?
- Relacionamento com clientes: Como isso se manifesta e como o relacionamento é mantido?
- Principais atividades: O que você faz todos os dias para executar seu modelo de negócios?
- Principais recursos: As pessoas, o conhecimento, os meios e o dinheiro necessários para administrar o negócio.
- Principais parceiros: Liste os parceiros sem os quais você não pode fazer negócios (não os fornecedores).
- Estrutura de custos: Uma lista dos principais custos deve ser feita observando as atividades e os recursos.
ANTES DE IMPLEMENTAR
Você pode aprender muito com a concorrência. Ao escolher alguns concorrentes, é necessário mapear seus modelos de negócios. Munidos dessas informações, temos uma visão profunda sobre o que os clientes desejam e o que estão dispostos a pagar. Teremos uma ideia mais clara de como as necessidades dos clientes estão sendo atendidas em todo o setor, e não apenas dentro da empresa. E você descobrirá informações vitais sobre como outras empresas, mesmo empresas de muito sucesso, criaram seus próprios espaços no mercado.