O QUE SÃO MATÉRIAS-PRIMAS?
As matérias primas São materiais ou substâncias utilizadas na produção primária ou fabricação de bens. Matérias-primas são mercadorias compradas e vendidas em bolsas de mercadorias em todo o mundo. Os comerciantes compram e vendem matérias-primas no mercado de factores porque as matérias-primas são factores de produção, tal como o trabalho e o capital.
CONTABILIDADE DE MATÉRIAS-PRIMAS
As empresas manufatureiras tomam medidas especiais para contabilizar o estoque de matérias-primas. Isso inclui três classificações de estoque diferentes em seu balanço, em comparação com apenas uma para não fabricantes. A parte do ativo circulante do balanço representa ativos que provavelmente serão utilizados em menos de um ano e inclui:
- Inventário de matérias-primas
- Trabalho em progresso
- Produtos finalizados
Todo o estoque, incluindo o estoque de matérias-primas, deve ser avaliado pelo custo total. Isso significa que seu valor inclui envio, armazenamento e preparação. Os lançamentos contábeis manuais típicos em um sistema de contabilidade de exercício para compras iniciais de estoque de mercadorias incluem crédito em dinheiro e débito em estoque. O débito do estoque aumenta os ativos circulantes e o crédito de dinheiro reduzirá os ativos de caixa pela quantidade de estoque.
Quando uma empresa usa estoque de matérias-primas na produção, ela transfere o estoque de matérias-primas para estoque em processo. Quando uma empresa conclui seus itens no processo de trabalho, ela adiciona os itens acabados ao estoque de produtos acabados, deixando-os prontos para venda.
MATÉRIA-PRIMA DIRETA E INDIRETA
A melhor maneira de entender o matéria-prima indireta é compará-lo com o seu homólogo: o matéria-prima direta.
Matérias-primas diretas são materiais que podem ser facilmente medidos e rastreados até a fabricação de um produto. Por serem quantificáveis com base no produto, esses custos afetam diretamente o custo de produção e, portanto, o custo final do produto acabado.
Uma peça de mobiliário, por exemplo, pode ser construída a partir de quantidades mensuráveis de madeira, estofamento e coberturas de tecido, portanto esses materiais são considerados materiais diretos. Em uma empresa fabricante de calçados, o couro e o algodão também são contados como materiais diretos.
Já as matérias-primas indiretas correspondem àqueles materiais que não podem ser convenientemente identificados e atribuídos por unidade. Na produção de móveis, embora sejam consumidos itens como cola e pregos, eles são utilizados em quantidades insignificantes em comparação com materiais como madeira ou estofados. Portanto, são classificados como materiais indiretos. Outros materiais que são consumidos mas não fazem parte do produto final, como produtos de limpeza, também estão incluídos nos materiais indiretos.
CONTABILIDADE INDIRETA DE MATÉRIAS-PRIMAS
As matérias-primas indiretas Eles não fazem parte do produto final, mas são utilizados integralmente no processo de produção. As matérias-primas indiretas serão registradas no ativo realizável a longo prazo. Eles podem se enquadrar em várias categorias dentro de ativos de longo prazo, incluindo vendas, gerais e administrativas ou imobilizado.
Os ativos de longo prazo geralmente seguem um cronograma de depreciação que permite que sejam contabilizados ao longo do tempo e combinados com a renda que ajudam a produzir. Para mercadorias indiretas, o tempo de depreciação é normalmente mais curto do que o de outros ativos de longo prazo, como um edifício que é contabilizado como despesa ao longo de vários anos.