Em tempos em que a sustentabilidade se torna uma questão urgente, o mundo financeiro adere à causa para oferecer aos investidores novas opções com foco sustentável. As finanças sustentáveis, conhecidas como “ESG”, ganhar espaço no mercado.
O que é um investimento ESG? São projetos de investimento com impacto significativo em algum aspecto social, ambiental clima ou governação. O que significa a sigla ESG? Refere-se a critérios Ambientais, Sociais e de Governança ao medir o efeito específico de um investimento.
As investimentos sustentáveis Buscam alinhar as estratégias aos valores do investidor e, ao mesmo tempo, gerar retornos de longo prazo. Embora a obtenção de lucros seja uma das principais prioridades dos investidores, no caso do investimento sustentável, os lucros não são o único objetivo: o objetivo é gerar um impacto positivo no mundo, investindo o dinheiro em causas que contribuam para o meio ambiente. e sociedade.
Entrar no financiamento sustentável pode ser mais simples do que você pensa. Você pode começar excluindo empresas ou setores cujos produtos entrem em conflito com os objetivos e valores do investidor. Ou também, o oposto. O dinheiro pode ser aplicado em empresas que se esforçam para tornar o mundo um lugar melhor, como as empresas de energia renovável.
Para determinar se um investimento é ESG, são seguidos diferentes critérios. Estes ajudam a determinar o desempenho de uma empresa e dos seus projetos no que diz respeito ao seu impacto ambiental, questões sociais e de governação.
Quais são os três critérios para investimentos ESG?
O investimento ESG, ou “ESG” em inglês, vai muito além de uma simples sigla de três letras. É uma visão global que serve para entender como uma empresa se relaciona com todas as partes envolvidas: seus trabalhadores, acionistas, a comunidade e claro, o meio Ambiente.
Os critérios ESG são analisados na tomada de decisões de negócios. Em linhas gerais, estes são os três principais critérios utilizados para determinar se uma empresa ou projeto é adequado para investimentos deste tipo.
- Meio Ambiente
Analise o impacto da empresa no meio ambiente. Isto pode incluir a pegada de carbono, os produtos químicos envolvidos nos processos e os esforços de sustentabilidade que compõem a cadeia de abastecimento. Também pode incluir temas como uso de energia, resíduos, poluição, conservação de recursos naturais e tratamento de animais. - Social
Os critérios sociais avaliam o impacto social, tanto dentro da empresa como na comunidade em geral. Procura assegurar políticas de igualdade de género e programas de inclusão social e centra-se nas relações comerciais da empresa. Seus fornecedores possuem os mesmos valores que a empresa afirma ter? Uma porcentagem dos lucros é doada à comunidade local? As condições de trabalho cuidam da saúde e segurança de seus funcionários?
- Governança
Está relacionado ao sistema de governança que uma empresa possui para garantir que seus objetivos sejam alcançados. Inclui tudo, desde questões relacionadas ao salário até a diversidade na liderança e no relacionamento com os acionistas.
A ascensão de investimentos sustentáveis em todo o mundo
Nos últimos anos, tem havido um interesse crescente em finanças sustentáveis e investimentos ESG em todo o mundo. Isto está de acordo com a compreensão das organizações e dos indivíduos de que os problemas sociais, ambientais e económicos estão intimamente relacionados e precisam de ser resolvidos. A pandemia de COVID-19 e a sua crise sanitária revelaram a necessidade de uma mudança de paradigma e desencadearam esta tendência.
A incerteza causada pela pandemia em 2020 levou muitos investidores a pensar em finanças sustentáveis e a recorrer a fundos ESG. Além do propósito ético, muitos consideram que esses investimentos têm seus benefícios e podem ser muito rentáveis. Ao seguir os critérios ESG, é possível evitar investir em empresas cujas práticas possam indicar um risco, como derrame de petróleo ou emissões de gases com efeito de estufa. Isso afeta diretamente o valor das ações.
INVESTIMENTOS ESG TEVE RENDIMENTO DE 61,2% EM DÓLARES NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS
Índice de ações S&P 500 ESG, Estados Unidos.
Fonte: S&P Global
À medida que o investimento ESG ganha força, o mesmo acontece com as práticas empresariais. A tendência das finanças sustentáveis é inegável. Basta ver como empresas de serviços financeiros como JP Morgan Chase, Wells Fargo e Goldman Sachs começaram a publicar relatórios anuais que analisam exaustivamente as suas abordagens ESG.
Você pode investir em fundos ESG?
Em linha com a tendência global de finanças sustentáveis, em Junho passado a Comissão Nacional de Valores Mobiliários deu um passo em frente. Ele deu luz verde para Fundos de investimento abertos ESG. São fundos que permitem investir em títulos ou projetos sustentáveis e três já foram aprovados no país.
Segundo o presidente da entidade, Adrián Cosentino, “a medida responde ao forte impulso que a CNV tem dado ao novo regime de financiamento sustentável e à promoção de instrumentos que incentivem a emissão de títulos verdes e com impacto social”.
Por definição, um fundo mútuo são ativos geridos por especialistas para atingir um objetivo de investimento. No caso de fundos ligados à sustentabilidade ou triplo impacto, há condições. Os recursos desse fundo deverão ser aplicados em títulos verdes ou em projetos com impacto social, ambiental, climático ou de governança.
Atualidades em finanças sustentáveis
Em setembro deste ano, a diretora da CNV, Mónica Erpen, deu uma conferência de imprensa na qual destacou “a importância de agregar empresas de diferentes dimensões à transformação” que as finanças verdes e a inclusão financeira implicam.
“Quando há trinta anos se falava das PME no mercado de capitais, parecia uma utopia. Hoje essas empresas captam 35% dos recursos”, destacou o diretor da CNV sobre a atualidade do setor.
“Estamos dando passos muito rápidos e sólidos na consolidação de um mercado de títulos sociais e/ou ambientais, voltado para as necessidades de financiamento dos atores produtivos em todo o país”, concluiu.
Esta e outras atividades estão alinhadas com o Estratégia de Sustentabilidade CNV que promove a promoção de instrumentos financeiros sustentáveis de forma a aproximar este tipo de financiamento de setores estratégicos em todo o território nacional. Neste link há mais informações relacionadas a projetos de financiamento sustentável.
SABER MAIS
Na Central de Fundos temos um plataforma de investimento para que você possa administrar suas finanças com facilidade e com assessoria personalizada de nossa equipe. Você está interessado em finanças sustentáveis? Quer investir com impacto social?
Selecionamos as melhores opções do mercado para que você escolha o investimento mais adequado aos seus objetivos. Convidamos você a descobrir esta proposta. Agende uma ligação hoje e comece a refazer seu caminho para a liberdade financeira.