Falamos muito sobre a importância do planejamento financeiro, mas na hora de realizá-lo pouco se fala sobre a fase da aposentadoria. Em muitos casos, esta negligência torna-se evidente quando as pessoas chegam à velhice e descobrem que Sua renda passiva não é suficiente para manter o estilo de vida que tinham antes de encerrarem suas atividades. Um plano de aposentadoria é fundamental para chegar a esse estágio com tranquilidade.
O resultado desta falta de previsibilidade é que, na velhice, muitas pessoas são forçadas a continuar a trabalhar porque não podem pagar o dinheiro da reforma. Se somarmos a isto um aumento da esperança de vida e uma diminuição notável da taxa de natalidade, torna-se claro que basear-se apenas na promessa de um sistema de pensões é insuficiente.
É por isso que é importante começar a pensar na aposentadoria hoje. Não importa se você tem 20 anos e vê aquele momento lá no horizonte. Vimos que, graças à magia do juros compostos, quanto antes você começar a investir, maior será o seu lucro e, portanto, a sua tranquilidade no futuro. Se você ainda não sabe em que fase da sua vida como investidor se encontra, convidamos você a ler esta nota.
A seguir, compartilhamos algumas dicas para que você aprenda como montar seu plano de aposentadoria em passos simples.
Como montar um plano de aposentadoria
- Avalie quanto dinheiro você precisará na fase passiva
Antes de começarmos a trabalhar para atingir uma meta, devemos primeiro defini-la. Quando se trata de aposentadoria, definir objetivos e planejar é fundamental, mas não é fácil. Não é um cálculo fácil, mas é importante fazer uma estimativa sobre a quantidade de dinheiro que precisaremos para sustentar nosso estilo de vida após a aposentadoria.
Embora seja impossível saber antecipadamente como será a nossa vida na reforma, e seja difícil fazer um cálculo num contexto de inflação elevada, é possível fazer uma estimativa. É claro que cada pessoa tem aspirações diferentes para a sua aposentadoria, mas como regra geral, se uma pessoa não mudar muito o seu estilo de vida, os seus gastos também não mudarão muito.
Agora, se o que você quer é fazer mais viagens ou reformar sua casa, deve considerar que isso envolve muito dinheiro. O mesmo acontece com os cuidados de saúde, pois à medida que envelhecemos, a saúde do nosso corpo começa a apresentar novos sintomas a abordar.
Especialistas em planejamento financeiro sugerem realizar o seguinte cálculo: primeiro calcule as despesas fixas que você tem hoje e faça uma estimativa de quanto isso será no futuro ajustado pela inflação. Esse valor ajustado pela inflação é então multiplicado por 25 para chegar à quantia que será necessária para a aposentadoria. Por exemplo, se uma pessoa tem uma despesa anual de R$ 100.000, ela precisará de R$ 2,5 milhões em economias para se aposentar e viver confortavelmente.
Claro, aqui assumimos que se trata de pessoas que investem, pelo que no longo prazo receberão retornos que lhes permitirão não só viver com conforto, mas continuar a multiplicar a sua riqueza e tê-la em caso de qualquer contingência.
- Avalie sua situação financeira atual
Depois de sabermos a quantia estimada de dinheiro que precisaremos para nos aposentar, é hora de colocar o plano em ação para alcançá-lo. A chamada fase “ativa” é aquela em que a pessoa deve fazer o máximo esforço para desfrutar de tranquilidade financeira posteriormente.
Este é um momento em que o investidor deve analisar mais de perto suas receitas, despesas e capacidade de poupança. Da mesma forma, destinar um percentual para investimentos e consulte um profissional financeiro em fundos de investimento criados especialmente para a aposentadoria.
- Escolha seus investimentos
Uma vez lubrificada a metodologia de poupança, é hora de investir para o futuro. Lembre-se que o melhor momento para começar a investir é hoje. O próximo passo para montar um plano de aposentadoria é decidir sobre os instrumentos disponíveis.
Embora o projeto seja recente, o Governo anunciou há algum tempo a criação de fundos de aposentadoria. A iniciativa surge como um incentivo à poupança individual e busca fazer crescer o mercado de capitais. As famílias de fundos estão a avançar para conseguir uma regulamentação imediata da lei e já começaram a moldar os novos produtos que irão oferecer aos seus clientes.
Agende uma ligação hoje com um de nossos consultores para saber mais sobre a proposta.
- Evite quaisquer problemas futuros com cuidados médicos
As despesas com saúde são um componente muito importante da conta geral de gastos com aposentadoria. Por isso, é importante contratar um seguro de saúde e/ou medicamentos pré-pago numa fase precoce da vida. Embora possa não parecer, este é um dos primeiros passos a dar no planeamento da reforma.
Em geral, os empregados em relação de dependência tendem a depender do plano de saúde do empregador desde o início do vínculo empregatício. Porém, quando isso acaba e quando você sai em busca de outros seguros ou pré-pagos, muitas empresas cobram preços excessivos ou franquias muito altas. Contratar apólices de seguro pessoal no início da vida pode ser uma boa solução para esse problema.
- Monitore seus investimentos
Investir será o fator diferenciador que lhe permitirá ter um bom estilo de vida na sua fase passiva. Com as finanças e o plano de saúde em ordem, e com a noção de quanto dinheiro será necessário na aposentadoria, agora só falta ficar atento aos seus investimentos para fazer ajustes quando necessário.
Lembre-se que para investir bem é preciso ter educação financeira. Se você não sabe quais instrumentos de mercado estão disponíveis e não entende qual é o ideal para você, convidamos você a visitar Academia CDFa primeira escola virtual de finanças que, além de material gratuito, como os artigos do nosso blog, oferece uma série de cursos sob medida para cada pessoa.
Ao investir, todos desejam o maior lucro com o menor risco possível. No entanto, nem todos estão preparados para enfrentar a volatilidade do mercado. Portanto, existe um investimento para cada tipo de perfil. Da mesma forma, é sempre aconselhável diversificar, por isso Fundos mútuos Eles são tão escolhidos pelo público. Ao investir num fundo você acessa um portfólio de investimentos diversificado, o que permite equilibrar riscos e maximizar lucros.
Como podemos perceber, mesmo que você esteja na fase de aposentadoria, os investimentos exigem tempo e dedicação. É por isso que muitas pessoas recorrem ao conselho de um profissional financeiro.
SABER MAIS
Na Central de Fundos temos um plataforma de investimento para que você possa administrar suas finanças com facilidade e com assessoria personalizada de nossa equipe.
Selecionamos as melhores opções do mercado para que você escolha o investimento mais adequado aos seus objetivos. Convidamos você a descobrir esta proposta.