O QUE SÃO RETORNOS HISTÓRICOS?
O retornos históricos são frequentemente associados ao desempenho passado de um título ou índice, como o S&P 500. Os analistas analisam os dados de desempenho histórico quando tentam prever retornos futuros ou estimar como um título pode reagir a uma situação específica, como uma queda nos gastos do consumidor.
Os retornos históricos também podem ser úteis ao estimar onde os pontos de dados futuros podem cair em termos de desvios padrão.
COMO CALCULAR OS RETORNOS HISTÓRICOS?
O cálculo dos retornos históricos é relativamente simples, desde que todas as informações sobre o desempenho anual passado estejam disponíveis.
Para começar a calcular os retornos históricos, você deve calcular a diferença entre o preço mais recente e o preço anterior e depois dividi-la pelo preço anterior multiplicado por 100 para obter o resultado em porcentagem. O cálculo pode ser realizado de forma iterativa para abordar períodos de tempo mais longos, por exemplo, 5 anos ou mais.
CONCLUSÕES
Os dados históricos de desempenho mostram os altos e baixos de um determinado mercado ou título. Eles são utilizados para que os analistas possam ver como lidaram com as diferentes variáveis e com cada etapa do ciclo de negócios.
Embora esta informação possa ser útil, não significa que os mercados e os títulos se comportarão exactamente da mesma forma no futuro, é simplesmente um guia para o desempenho passado que pode ajudar a fornecer uma ideia básica de possíveis retornos futuros.
As calculadoras históricas de retorno do mercado de ações mostram quanto um investidor poderia ter ganho em um título específico se tivesse investido nele durante um determinado período de tempo.