O Pirâmide de Maslow é uma teoria motivacional em psicologia que compreende um modelo de cinco níveis de necessidades humanas, muitas vezes representado como níveis hierárquicos dentro de uma pirâmide.
Da base da hierarquia, as necessidades são:
- Fisiológico (alimentação e roupas)
- Segurança (segurança no trabalho)
- Necessidades de amor e pertencimento (amizade)
- Estima
- Auto-realização
As necessidades mais baixas na hierarquia devem ser atendidas antes que os indivíduos possam atender às necessidades mais altas.
TIPOS DE NECESSIDADES
A pirâmide pode ser dividida em necessidades de deficiência e necessidades de crescimento. Os primeiros quatro níveis são frequentemente chamados de necessidades de deficiência, e o nível superior é conhecido como crescimento ou necessidades.
As necessidades de deficiência Eles surgem devido à privação e dizem que motivam as pessoas quando elas não estão satisfeitas. Além disso, a motivação para satisfazer tais necessidades tornar-se-á mais forte à medida que forem negadas. Por exemplo, quanto mais tempo uma pessoa fica sem comer, mais fome ela terá.
Maslow (1943) afirmou inicialmente que os indivíduos devem satisfazer as necessidades de défice de nível inferior antes de progredirem para satisfazer as necessidades de crescimento de nível superior. No entanto, mais tarde esclareceu que a satisfação de necessidades não é um fenómeno de “tudo ou nada”, admitindo que as suas declarações anteriores podem ter dado a falsa impressão de que uma necessidade deve ser 100 por cento satisfeita antes de surgir a seguinte.
Quando uma necessidade deficitária tiver sido “mais ou menos” satisfeita, ela desaparecerá e as nossas actividades serão geralmente direccionadas para a satisfação do próximo conjunto de necessidades que ainda temos de satisfazer. Essas então se tornam nossas necessidades mais importantes. No entanto, as necessidades de crescimento continuam a fazer-se sentir e podem até tornar-se mais fortes quando forem comprometidas.
PARA QUE SERVE A PIRÂMIDE DE MASLOW?
Esta teoria é amplamente utilizada hoje em diversas disciplinas. Um dos campos onde a pirâmide de Maslow é mais analisada e estudada é o marketing. As empresas adaptam a sua comunicação e o seu produto ao nível de necessidade que acreditam poder satisfazer.
PIRÂMIDE DE MASLOW NA EDUCAÇÃO
A teoria de Pirâmide de Maslow deu uma contribuição significativa ao ensino e à gestão da sala de aula nas escolas. Em vez de reduzir o comportamento a uma resposta ao meio ambiente, Maslow adota uma abordagem holística à educação e à aprendizagem.
Maslow analisa todas as qualidades físicas, emocionais, sociais e intelectuais de um indivíduo e como elas afetam a aprendizagem.
As aplicações do Pirâmide de Maslow para o trabalho do professor em sala de aula são óbvias. Antes que as necessidades cognitivas de um aluno possam ser atendidas, suas necessidades fisiológicas básicas devem primeiro ser atendidas.
Por exemplo, um aluno cansado e com fome terá dificuldade em se concentrar no aprendizado. Os alunos precisam se sentir emocional e fisicamente seguros e aceitos na sala de aula para progredir e atingir seu pleno potencial.
Maslow sugere que se deve mostrar aos alunos que são valorizados e respeitados na sala de aula e que o professor deve criar um ambiente de apoio. Os alunos com baixa auto-estima não progredirão academicamente a um ritmo óptimo até que a sua auto-estima seja fortalecida.
Em conclusão, o Pirâmide de Maslow É uma teoria que foca na motivação das pessoas ao realizar determinadas ações e agir de acordo com suas necessidades. É imprescindível para todos os profissionais, empresários, investidores, gestores, etc. entenda suas implicações e analise seu ambiente levando isso em consideração.