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You are at:Início » Passos a seguir em caso de perda ou roubo de cartões no Peru
Finanças

Passos a seguir em caso de perda ou roubo de cartões no Peru

webtrendsBy webtrends20/05/2024015 Mins Read
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Passos a seguir em caso de perda ou roubo de cartões no Peru
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No Peru, o uso de cartões, tanto de débito como de crédito, continua a aumentar. Apesar da recuperação da utilização do numerário após a fase mais difícil da pandemia, os consumidores continuam a escolher este meio de pagamento entre os seus preferidos. No mercado existem mais de 24 milhões de cartões de débito e mais de oito milhões correspondentes a crédito, segundo números da Superintendência da Banca, Seguros e AFP (SBS).

A sua penetração é relevante. A caderneta de poupança, comumente associada a um cartão de débito, é o produto financeiro mais conhecido pelos peruanos (69% dos adultos), seguida pelas carteiras móveis (50%) e pelos cartões de crédito (49%), segundo a consultoria Minsait. Portanto, o seu papel é importante na economia nacional. Portanto, sua perda ou roubo representa grande preocupação entre os usuários.

“Se algum cartão for roubado ou perdido, o que temos que fazer é bloquear esse cartão “comunicar-se imediatamente com a instituição financeira”, afirma Nancy Figueroa, Advogada de Clientes Financeiros da Associação de Bancos do Peru (Asbanc).

Além disso, é importante agir rapidamente, por isso é recomendado ligar para a instituição financeira para bloquear o cartão imediatamente após o roubo. Também se Você pode bloquear o cartão através do aplicativo Mas é mais aconselhável entrar em contato com um consultor e contar o que aconteceu. Caso contrário, às vezes o bloqueio pelo aplicativo não cobre todas as possibilidades de roubo, pois podem personificar.

Essas transferências financeiras são comuns no dia a dia dos peruanos, pois servem para pagar contas, enviar dinheiro para familiares ou realizar transações comerciais.

Os primeiros minutos após o roubo de um cartão são importantes, por isso proceda ao cancelamento o mais rápido possível. A maioria das instituições financeiras tem a opção de “desligar” o plástico através do aplicativo. Com isso, caso seja recuperado, não será necessário processá-lo novamente.

Caso haja comunicação com a instituição financeira, esta fornecerá ao cliente um código de bloqueio. É importante que você anote este código para realizar qualquer procedimento necessário. “Depois disso, É aconselhável registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima de sua casa.“, destaca Figueroa.

Além disso, alguns usuários fazem o download do cartão no celular. Em relação a um possível roubo de celular, devemos considerar que para muitas pessoas o celular contém informações muito sensíveis. “Os criminosos não roubam mais apenas pelo valor do celular, mas pelas informações que estão nele”, argumenta Figueroa. “Se o seu celular for roubado ou perdido, entre imediatamente em contato com a sua instituição financeira e bloqueie imediatamente todos os cartões que você tem associados a esse aparelho e aos seus canais digitais. Além do mais, altere suas senhas e bloqueie o dispositivo”, recomenda.

Além de tudo isso, o cliente deve estar vigilante contra qualquer movimento estranho isso é feito através do seu cartão.

Prevenir, a chave

A prevenção de qualquer perda ou roubo é a chave para garantir danos mínimos aos nossos saúde financeira. A primeira coisa é estar atualizado com as configurações e opções oferecidas pelas instituições financeiras em seus canais virtuais. Principalmente em aplicativos de bancos, onde é permitido ativar e desativar as opções de compra online dos cartõesbem como compras no exterior ou saques em dinheiro.

“Se a sua entidade oferece esta funcionalidade, você pode desativar todas as opções que não usa com frequênciae ative-os apenas quando precisar. Lembre-se que ativá-los é rápido e gratuito. Consulte sempre o site da sua instituição financeira”, recomenda Figueroa.

Personalize alertas de consumo com o consultivo da instituição financeira é essencial. Graças ao aplicativo mobile banking, as notificações de alerta de consumo podem ser ativadas. Nesse caso, o usuário receberá um aviso em seu celular ou e-mail sempre que consumir plástico, seja no crédito ou no débito. “Isso vai permitir que você saiba se há algum consumo que não foi feito por você. Se você tiver consumo não reconhecido com seus cartões, comunique imediatamente à sua instituição financeira”, indica o especialista.

As Administradoras de Fundos de Pensão (AFP) são instituições privadas que têm por finalidade administrar os recursos de seus associados em busca de lhes gerar rentabilidade no longo prazo na modalidade de contas pessoais. Existem várias opções para acessar os fundos antes da aposentadoria e utilizá-los em um projeto desejado ou saldar uma dívida.

Num mundo cada vez mais conectado, navegar com cautela e em páginas seguras é fundamental para evitar qualquer tipo de roubo de identidade. “Antes de atuar uma compra online, observe que no topo da página há um pequeno cadeado próximo ao endereço web. Por favor, leve este símbolo em consideração para saber que você está navegando em um site seguro.”

As pessoas também devem saber que cuidar de suas informações é cada vez mais importante para estarem seguras e não serem vítimas de golpes. Boa parte dos roubos não é mais com violência nas ruas, mas com engano. No país, apenas 23% alteram senhas com frequência nos portais que você utiliza para compras online e suas finanças pessoais, de acordo com a Pesquisa Nacional de Capacidades Financeiras.

Para levar em conta também, Não anote chaves ou senhas no aplicativo de notas do celular pois se o seu celular for roubado eles poderão acessar todas as suas informações. E se você tiver um documento, reveja como bloquear notas com um código ou impressão digital.

“Nunca forneça suas senhas ou informações pessoais a ninguém. Lembre-se de que seu banco, caixa econômica ou instituição financeira nunca ligará para você para solicitar suas informações pessoais. Também não lhe enviará e-mails, links ou mensagens solicitando suas informações pessoais ou senhas. Se receber uma ligação ou e-mail solicitando dados, nunca compartilhe”, finaliza o especialista.

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