O que é um projeto de investimento? A projeto de investimento É uma proposta detalhada de dispêndio de recursos líquidos, com o objetivo de tomar ações que levem a lucros futuros.
- Um projeto de investimento é realizado antes do próprio investimento.
- Um investimento implica um dispêndio de recursos, mas não significa necessariamente que esses recursos sejam nossos próprios recursos: muitos investimentos são feitos através de empréstimos.
- Há uma diferença de tempo entre gastar e obter benefícios. A obtenção dos benefícios está mais distante no tempo. Este é um fato importante que deve ser levado em consideração durante o orçamento de capital.
- O investimento tentará conseguir uma mudança na realidade futura, como a satisfação de determinadas necessidades das pessoas.
- Um projeto de investimento requer um planejamento cuidadoso e inclui descrições detalhadas de despesas e receitas (fontes e valores esperados). Normalmente, os projetos de investimento também incluem uma avaliação de rentabilidade com medidas de orçamento de capital, como Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR), juntamente com uma descrição dos riscos de investimento.
O QUE É UM PROJETO DE INVESTIMENTO E COMO SÃO CLASSIFICADOS
- Investimento público: quando o capital provém do erário público (pode ser realizado pelo governo ou por empresa privada).
- Investimento privado: quando o capital provém de investidores privados ou de empresas privadas.
- Dependendo do risco envolvido: investimento de alto risco versus investimento de baixo risco.
- Dependendo do tipo de bem ou serviço prestado:
Estado
- Industrial
- Agrícola
- Silvicultura
- pescaria
Serviços
- Transporte
- Troca
- Comunicações
- Finança
- Saúde
- Etc.
TIPOS DE PROJETOS DE INVESTIMENTO
Os projetos de investimento podem ser divididos em vários tipos em relação aos objetivos e funções.
Expansivo
- Projetos de investimento expansivos – são aqueles que visam entrar em mercados até então inexplorados ou desenvolver produtos em mercados atuais. No caso de projetos que resultem na expansão de mercados existentes, a empresa normalmente lança novos pontos de venda e novos canais de distribuição. Esses projetos exigem uma análise estratégica da demanda e geralmente estão associados a elevados gastos com marketing. Eles estão entre os mais arriscados. Por esta razão, os gestores exigem uma elevada taxa mínima de retorno em tais projetos. Projetos expansivos são de natureza desenvolvimentista.
Para preservar ou substituir atividades
- Projetos de investimento para preservar ou substituir as principais atividades atuais ou reduzir custos. Tal projeto pertence às decisões de investimento mais comuns, pois envolvem o consumo de máquinas e equipamentos utilizados na produção.Caso uma empresa decida que irá desenvolver a tecnologia atual, os gestores realizam uma avaliação das ofertas apresentadas pelos fornecedores de máquinas e equipamentos. No segundo caso, os gestores podem descobrir que o equipamento utilizado para a produção está obsoleto e a sua posterior exploração pode levar a uma redução dos lucros. Neste caso, a empresa deve fazer uma análise detalhada de custos.
Exemplos de ações que visam reduzir custos são a redução do preço dos produtos semiacabados, do lobar direto e da quantidade de resíduos.
Ajuste fino
- Aperfeiçoamento de projetos de investimento: foco na adaptação do negócio às novas regulamentações legais relacionadas à proteção ambiental. Ao decidir sobre a adaptação, as restrições sociais são de grande importância. O projeto de investimento deve atender aos padrões estabelecidos, sendo este o principal objetivo dos gestores. Maximizar os lucros para estes projetos não é uma prioridade da empresa, ela se concentra em atender a determinados requisitos.
Inovadores
- Projetos de investimento inovadores – envolvem a utilização de novas tecnologias e, portanto, ajudam a manter a posição forte da empresa no longo prazo. Estes projetos referem-se à introdução de novos produtos ou serviços (inovação de produtos), bem como à introdução de novos processos, cujo objetivo é satisfazer as necessidades de novos clientes.