O que é globalização
Embora seja um termo conhecido e amplamente utilizado, muitas pessoas se perguntam o que é globalização. A globalização é conhecida como a difusão de produtos, tecnologia, informação e empregos através das fronteiras e culturas nacionais.. Em termos económicos, refere-se à interligação das nações ao redor do mundo produzida pelo livre comércio.
O globalização Ele fornece às empresas uma vantagem competitiva em diversas frentes. Podem poupar despesas operacionais ao produzir no estrangeiro, adquirir matérias-primas mais baratas devido à redução ou eliminação de tarifas e, o mais importante, obter acesso a milhões de novos consumidores.
Nos últimos 20 anos, governos de todo o mundo integraram um sistema económico de mercado livre através de políticas fiscais e acordos comerciais. A eliminação ou redução de tarifas está no cerne da maioria dos acordos comerciais.
A industrialização e as oportunidades financeiras de muitas nações aumentaram à medida que os sistemas económicos evoluíram. Os governos estão agora concentrados na remoção de barreiras comerciais e na promoção do comércio internacional.
A GLOBALIZAÇÃO É BOA OU RUIM?
Os defensores da globalização apontarão para a redução notável da pobreza que ocorreu em todo o mundo ao longo das últimas décadas, que muitos economistas atribuem em parte ao aumento do comércio e do investimento internacionais.
Da mesma forma, alegariam que a globalização tornou possível que bens e serviços como telefones, companhias aéreas e tecnologia da informação fossem distribuídos de forma muito mais ampla em todo o mundo.
Os críticos da globalização, por outro lado, apontarão o mau impacto que esta teve em sectores de certas nações, que podem enfrentar maior rivalidade por parte das empresas multinacionais.
A globalização também pode ter uma influência prejudicial sobre o ambiente como resultado da expansão económica, da industrialização e das viagens internacionais.
De acordo com o modelo de três sectores, o foco principal da actividade numa economia muda do sector primário para o sector secundário e, finalmente, para o sector terciário.
IMPORTÂNCIA DA GLOBALIZAÇÃO
A globalização é importante porque é um dos fatores mais poderosos que influenciam o mundo moderno. Tanto é verdade que tentar compreender o mundo sem conhecer a globalização pode ser impossível.
Muitas das maiores e mais bem-sucedidas empresas do mundo, por exemplo, são empresas genuinamente internacionais, com sedes e linhas de abastecimento espalhadas por todo o mundo.
Estas empresas não existiriam sem a intrincada rede de canais comerciais, acordos jurídicos internacionais e infra-estruturas de telecomunicações que a globalização torna possível.