Este é um acrônimo famoso usado para definir objetivos. Esta estratégia de marketing é uma grande aliada na hora de criar um plano de poupança para atingir nossos objetivos. Dizemos a você o que é a abordagem SMART e como colocá-la em prática.
SMART é uma sigla muito utilizada em finanças pessoais e serve para estabelecer metas e objetivos de curto e longo prazo. Sua sigla significa Específico, Mensurável, Atingível, Realista e com Limite de Tempo. Quer o seu objetivo seja multiplicar riqueza ou traçar um plano financeiro, seguir os parâmetros propostos por esta abordagem é um guia útil para alcançá-lo e permanecer no caminho certo.
QUAL É A ABORDAGEM INTELIGENTE?
O surgimento do critério SMART remonta a 1981, onde foi mencionado na publicação Management Review de George T. Doran. Desde então, o professor Robert S. Rubin (Universidade de Saint Louis) escreveu sobre SMART em um artigo para a The Society for Industrial and Organizational Psychology. e a sua boa aceitação pelo público foi quase imediata. Hoje é utilizado tanto por pessoas físicas quanto por empresas.
Em suma, a abordagem ou critério SMART é uma estratégia para definir e estabelecer objetivos para atingir metas de curto e longo prazo. Embora a abordagem SMART seja utilizada em diferentes áreas, quando se trata de finanças, aderir a este método ajuda a tornar os nossos objetivos financeiros mais tangíveis e alcançáveis. Pois, como sempre dizemos, não há independência financeira sem plano de poupança e metodologias.
Vamos revisar a que se refere cada item da abordagem SMART:
S. Específico
A primeira letra da sigla SMART refere-se ao quão “específicos” nossos objetivos devem ser para garantir que sejam alcançáveis. Metas vagas e mal definidas tendem a falhar no meio do caminho.
Nesse sentido, vale a pena repensar quais são realmente os seus objetivos e se fazer algumas perguntas úteis, como: O que eu quero alcançar? Por que esse objetivo é importante? Quem está envolvido?
Além de específicas, as metas também devem ser amplas e proporcionar a liberdade de superar as próprias expectativas. Está comprovado que isso proporciona motivação e, portanto, leva a maiores conquistas. É claro que isso deve ser razoável para garantir que o objetivo seja alcançável.
M. Mensuráveis
Para atingir uma meta, você deve primeiro ter clareza sobre qual é a meta alcançada e como ela se parece. Só assim saberemos quando o alcançamos ou não e, portanto, os objetivos devem ser mensuráveis e rastreáveis.
É importante ter objetivos mensuráveis para poder alcançar Acompanhe o progresso e mantenha a motivação viva. Avaliar e revisar periodicamente o progresso ajuda você a manter o foco, cumprir prazos e sentir a emoção de estar mais perto de alcançar seu objetivo.
A medição de uma meta SMART pode ser quantitativo ou qualitativo, ou seja, pode referir-se tanto a uma quantia em dinheiro quanto à conclusão de um projeto intelectual. Algumas perguntas úteis para ajudar a defini-la são: Quanto custa a meta? Como saberei quando consegui isso? Como vou medir o sucesso? Em termos de quantidade ou qualidade?
A. Alcançável
Este é um caso em que a sinceridade e a autoanálise serão fundamentais. Uma meta alcançável deve responder a perguntas como: Como posso atingir essa meta? Quão realista é a meta com base em minhas capacidades financeiras?
Para ter sucesso, as metas devem ser realistas e alcançáveis. Quando você consegue estabelecer uma meta alcançável, só assim poderá identificar oportunidades ou recursos que antes eram esquecidos e que podem te aproximar dela.
Neste ponto você deve ter o cuidado de definir metas que não dependam das ações de outras pessoas. Se o que você deseja é conseguir uma promoção profissional que lhe proporcione uma renda maior, lembre-se que isso dependerá de você ser realmente escolhido, por exemplo.
R. Relevante
A letra R refere-se à importância de dar valor e relevância ao seu objetivo e ter certeza de que está no caminho certo para alcançá-lo. A maioria das pessoas precisa de algum apoio e incentivo para atingir seus objetivos. É por isso que se o seu objetivo envolve outras pessoas, você deve garantir que todos estejam na mesma página.
Uma meta deve ser relevante não apenas para você, mas também para sua família ou equipe de trabalho. Isso o ajudará a alcançá-lo e obter excelentes resultados. Algumas perguntas que podem ajudar a defini-lo são: É o momento certo? Vale a pena? Sou a pessoa certa para atingir esse objetivo?
Temporário T.
Para a abordagem SMART, os objetivos devem ter um tempo estipulado, um prazo. Isso estabelece um compromisso extra com a missão, pois na hora de escolher o lazer, essa data estipulada será levada em consideração e você vai querer aproveitar cada minuto para alcançá-la.
Ter uma data estipulada ajudará você a se concentrar e trabalhar de forma mais comprometida. Definir um prazo ajuda a evitar distrações e priorizar as tarefas diárias em detrimento do objetivo maior.
Se o seu objetivo SMART for qualitativo, como discutimos acima, este ponto é fundamental para discernir quanto treinamento ou experiência é necessário para atingir o objetivo. Em outras palavras, é importante estabelecer um prazo real para atingir as metas menores necessárias para atingir o objetivo final.
Conclusões sobre o que é a abordagem SMART e como usá-la a nosso favor
A abordagem SMART é uma ferramenta muito eficaz e extremamente útil quando se trata de elaborar um plano financeiro e colocá-lo em ação. Definir cada uma das 5 áreas de influência que propõe proporciona não só a clareza e o foco necessários, mas também a motivação suficiente para atingir os seus objetivos.
Além de ser um ótimo guia, essa estratégia também pode melhorar sua capacidade de definir seus objetivos e estabelecer prazos para alcançá-los. O grande atrativo da abordagem SMART é que ela é extremamente fácil de usar por qualquer pessoa, em qualquer lugar e sem a necessidade de ferramentas especializadas.
Em última análise, o SMART é uma ferramenta valiosa para planejar e atingir seus objetivos. Através dos seus 5 pilares, você pode criar objetivos claros, alcançáveis e significativos, e desenvolver a motivação, o plano de ação e o apoio necessários para alcançá-los.