Os índices de ações internacionais podem ser comparados a uma “cesta de ações”. São calculados como a média dos preços de um número de ações selecionadas pertencentes a um mercado ou setor específico. A sua atuação permite-nos conhecer a evolução e tendência da parte do mercado que representam.
Da mesma forma, servem de referência para investidores especializados em fundos de ações ou carteiras. Abaixo apresentamos a lista dos principais índices de ações do mercado global.
O conceito pode ser dividido em dois, a concepção técnica e a psicológica. Isto é, se tecnicamente pudermos falar sobre o dispersão de preços No que diz respeito a uma linha regressiva, do ponto de vista subjetivo pode significar que a expectativa ou percepção de um valor não é estável e confiável no médio prazo. Vejamos, de modo geral, algumas maneiras de meça.
Medindo a volatilidade
Quando a mídia fala sobre um valor volátil, geralmente o estuda do ponto de vista técnico usando várias possibilidades. Eles podem fazer uma comparação entre as variações da ação em relação ao índice do setor ou porque o seu desenvolvimento passado foi observado em relação a outros valores semelhantes.
Assim, a volatilidade é um conceito difícil de estudar como um valor isolado e normalmente é necessário comparação com índices ou estudo da progressão passada do valor.
Para determiná-lo, um indicador de risco denominado ‘Beta’ que testa a sensibilidade de uma ação às mudanças no mercado, como ciclos económicos, taxas de juro ou outros fatores.
Quando pensamos em investir uma parte do nosso capital, é normal pensarmos se precisamos ser especialistas na área ou se é necessário mobilizar uma grande quantia de dinheiro. Neste caso, o que é realmente importante é estar bem informado, agir com prudência e, acima de tudo, tomar algumas medidas prévias que nos ajudem a tomar as decisões certas.
Quanto mais Beta, mais volatilidade 1,0 sendo igualdade com o mercado de referência (no caso de Espanha, o IBEX-35). Algumas ações, pela própria natureza das empresas a que pertencem, terão valores superiores à média do mercado por serem muito afetadas pelos ciclos económicos e outras variáveis. Um título 25% mais volátil que o mercado será descrito como Beta 1.25.
A própria RAE, na sua definição da palavra “volatilidade”, fala de preços instáveis ou oscilantes. Agora, se um valor avança da mesma forma que o índice setorial ou não apresenta valores muito distantes do BETA 1.0, a instabilidade não é tanto do título específico, mas sim pode representar uma tendência ou oscilação do mercado .
Durante uma sessão do mercado de ações, podem ocorrer mudanças repentinas nos preços, mas estas são muito difícil de aproveitar. Neste caso, o melhor é saber determinar as tendências do mercado para aproveitar as situações de alta e de baixa.
A volatilidade pode ser entendida como falta de segurança em relação à progressão futura do preço de uma ação ou opção. Isto não significa que não haja uma tendência que possa ser aproveitada, mas significa que aquele valor específico pode ter alguns movimentos menos previsíveis que outros e, portanto, poderia ser menos lucrativo em um determinado momento.