A tecnologia continua avançando a passos largos e a pergunta que está na boca de todos hoje é a mesma: o que é, como funciona e como investir em inteligência artificial e fazer parte dessa tendência? Nós dizemos a você…
Até pouco tempo atrás, falar em inteligência artificial era considerado algo futurista, apenas concebido no melhor filme de ficção científica. Porém, no início de 2023 começou a se tornar uma realidade cada vez mais tangível e hoje – apesar das polêmicas – já é um fato e está ao alcance de todos. Mas é? Como funciona? É possível investir e fazer parte desta nova tecnologia? Nós dizemos a você.
Inteligência Artificial: O que é?
A inteligência artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que constrói uma máquina com a capacidade de executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. A IA utiliza múltiplas tecnologias para garantir que essas máquinas entendam, atuem e aprendam diferentes conceitos com níveis de inteligência semelhantes aos humanos.
Os sistemas de inteligência artificial são capazes de reconhecer objetos, resolver problemas complexos, aprender com experiências passadas e imitar padrões, entre outras funções. Todas essas habilidades se unem para realizar tarefas que podem ir desde dirigir um carro até reconhecer rostos e desbloquear telas de dispositivos, algo que vemos cada vez com mais frequência.
A inteligência artificial tem sido usada há muito tempo para melhorar diferentes produtos tecnológicos e oferecer melhores serviços aos usuários. Um exemplo popular é o caso dos assistentes virtuais, como Siri ou Alexa, que mostram como o uso desta tecnologia pode contribuir para melhorar a vida das pessoas. Sem dúvida, os avanços são rápidos e estão criando uma mudança de paradigma na indústria tecnológica…
Como funciona a Inteligência Artificial?
Os sistemas de inteligência artificial podem realizar diferentes tarefas, mais comumente associadas às funções cognitivas humanas, como interpretar a fala ou jogar jogos. Além disso, podem perceber ambientes, reconhecer objetos e contribuir na tomada de decisões. Para conseguir isso, eles processam grandes quantidades de dados, procurando padrões para modelar a tomada de decisões.
Os sistemas de IA recebem entrada de dados na forma de voz, texto, imagem, etc. O sistema então processa os dados aplicando diferentes regras e algoritmos, interpretando os dados de entrada. Após o processamento, o sistema fornece um resultado na entrada dos dados. O resultado é então avaliado por meio de análise, descoberta e feedback. Finalmente, o sistema utiliza suas avaliações para ajustar os dados de entrada, as regras e algoritmos e os resultados previstos. Este ciclo continua até que o resultado desejado seja alcançado.
Quem são os protagonistas desta revolução
É inegável que com a chegada da inteligência artificial a humanidade está prestes a vivenciar grandes mudanças. Como sempre, as novas tecnologias despertam muito interesse entre os investidores, principalmente quando o seu desenvolvimento é promovido por grandes empresas.
Uma das empresas pioneiras em investir no desenvolvimento de IA é a Microsoft, gigante da tecnologia, que investiu muito dinheiro no desenvolvimento de uma infraestrutura capaz de prestar serviço a milhões de usuários. Assim, a empresa criadora do sistema operacional Windows, entre outros gênios, fez parceria com a OpenAI, desenvolvedora da revolucionária plataforma ChatGPT.
ChatGPT revolucionou o público pela facilidade de uso. A plataforma foi projetada para transformar a maneira como interagimos com a tecnologia e o mundo digital. Graças ao seu sistema de processamento, ChatGPT permite aos usuários obter respostas precisas e consistentes em tempo real sobre as mais diversas questões. Isto posicionou-a como uma ferramenta fundamental na evolução da IA e das suas aplicações em vários campos da indústria e da vida quotidiana.
“Formamos nossa associação com OpenAI em torno de uma ambição partilhada de avançar de forma responsável na investigação de IA de ponta e democratizar a IA como uma nova plataforma tecnológica”, afirmou Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “Nesta próxima fase da nossa parceria, os desenvolvedores e organizações de todos os setores terão acesso à melhor infraestrutura, modelos e conjuntos de ferramentas de IA com o Azure para construir e executar seus aplicativos.”
Como investir em Inteligência Artificial
Na Central de Fondos, além de lhe oferecer todos os recursos necessários para cultivar a sua educação financeira, damos-lhe a possibilidade de investir como um profissional. Com a ajuda da Criteria, empresa de investimentos líder no mercado local e com vasta experiência, torne-se acionista das melhores empresas do mundo e claro, aprenda a investir em inteligência artificial.
Com o apoio de uma grande equipe de profissionais financeiros e os relatórios de Valorempresa norte-americana que analisa e avalia de forma independente as principais ações globais, para ajudar a tomar boas decisões, você também pode fazer parte da revolução da inteligência artificial.
Como? É muito fácil. Baixe o aplicativo Critérios Digitais e gerencie todas as suas participações e investimentos em tempo real. Descobri nosso portfólio recomendado da Cedears que inclui a Microsoft no grupo de ações selecionadas. Os resultados da gigante tecnológica têm sido muito promissores e você pode fazer parte da tendência. Descubra aqui os nossos Cedears recomendados e comece a investir hoje.