“Para o BBVA Seguros, um dos pilares fundamentais da nossa estratégia de comunicação é a empatia”, explicou Catalina Uccella, Gerente Sênior de Vendas e Marketing Digital. O executivo participou do 1ª Conferência de Seguros e Bancários 2024, chamado Comunicação na era da Brevidade. O que dizer e como fazer para captar o interesse do cliente e do canalorganizado pela Associação Argentina de Marketing Bancário (AMBA).
Uccella apareceu no painel Ouvir quem vende e quem quer impactar, Também participaram o CEO da Seguros 911, cofundador da Seguro por Hoy e vice-presidente da Câmara Insurtech Argentina, Pablo Sutton, e a vice-presidente da D’Alessio IROL, Nora D’Alessio. A moderação ficou a cargo da Gerente de Seguros do Banco Santander, Ana Clara Arcidiacone.
Durante a conferência, que aconteceu no Auditório do Banco Santander, na cidade de Buenos Aires, líderes e especialistas do setor exploraram os segredos da comunicação na era da brevidade, estratégias-chave para captar o interesse do cliente e também do canal de um mundo saturado de informações.
Ao explicar a empatia, Catalina Uccella destacou que o segredo “é se colocar no lugar do outro. Quando o cliente sofre um acidente, quando nos pede para abrir um novo canal de comunicação ou quando nos liga para baixar uma apólice porque ” Ele não entende como fazer isso na web.”
Nesta equação, o A empatia anda de mãos dadas com os dados. “Para cada comunicação, cada mensagem que queremos realizar, precisamos de dados”, afirmou. Nesse sentido, afirmou que é necessário “trabalhar com toda a equipa de dados para podermos estar na plataforma adequada para”. a geração ou usuário certo, com a mensagem certa.”
A título de exemplo, partilhou uma campanha que o BBVA Seguros realizou no Instagram com o objetivo de sensibilizar e estabelecer produtos de seguros junto das gerações mais jovens. Nele, pessoas de diferentes equipes trabalharam com inteligência artificial para determinar como, nos poucos segundos que dura um ‘scroll down’, poderiam transmitir a mensagem com clareza.
Ouvir os clientes é fundamental
No final do painel, todos os palestrantes foram questionados sobre como podem aproveitar o feedback dos clientes para melhorar. A respeito disso, Uccella afirmou que “ouvir os clientes é fundamental. Se não fizermos isso, não vamos alcançá-los.”
Nesse sentido, ele disse que na última vez desde BBVA Seguros desenvolveu novos canais de comunicação como WhatsApp. Além disso, avançaram na compra de produtos por esse canal. Nesse sentido, destacou a importância de ser mais inclusivo com aquelas pessoas que não se sentem confortáveis com o ‘bot’. “Pode acontecer, somos todos diferentes e todos falamos de forma diferente, e talvez o ‘bot’ não encontre o seu caminho. Aí eu te encaminho para uma pessoa que pode te ajudar, que pode estar falando ao telefone ou também pode estar conversando com você”, finalizou.