A síndrome da criança rica ou “ricopatia” é um conjunto de sintomas que ocorre em crianças em tenra idade e pode levar a distúrbios de personalidade ou problemas físicos. O conceito foi cunhado pela primeira vez pelo professor de Harvard Ralph Minear em seu livro “O menino que tem tudo demais”, aludindo precisamente a este problema: o excesso de indulgência. A chamada “Síndrome do Menino Rico” não distingue classes sociais: pode afetar tanto uma criança de família rica quanto uma de classe média baixa.
“A criança que foi mimada durante toda a vida pode ter problemas graves mais tarde na vida, bem como dificuldades de natureza emocional. Algumas consequências são: uso excessivo de álcool ou substâncias ilícitas; tratamento discriminatório de outras pessoas e sérios problemas de comportamento, ou uma atitude preguiçosa que não tolera frustração porque você sempre conseguiu o que queria”. É assim que Minear define a ricopatia em crianças em seu livro. Vamos revisar como ele se origina e como resolvê-lo.
SÍNDROME DO MENINO RICO: COMO SE MANIFESTA
A ricopatia se manifesta em crianças de diferentes maneiras, sendo os distúrbios psicológicos como fobias, estresse ou problemas comportamentais os mais notáveis. No entanto, em casos graves, os sintomas podem tornar-se físicos e causar vómitos e enxaquecas, entre outras coisas.
A Síndrome do Garoto Rico tem origem na superproteção e excesso de bens materiais que alguns pais proporcionam aos filhos. Como mencionamos anteriormente, não é um distúrbio relacionado ao dinheiro, mas sim um fenômeno que afeta crianças de todas as classes sociais. Geralmente acontece com crianças que foram excessivamente mimadas ao longo da vida.
A educação que as crianças recebem na primeira idade é importante para o seu desenvolvimento emocional. Muitas vezes, devido às exigências da sociedade, os pais procuram compensar a falta de tempo e atenção aos filhos comprando presentes ou carregando a agenda de atividades. Embora muitas vezes seja bem-intencionado, esse comportamento parental deve ser medido, pois pode gerar diversos problemas no desenvolvimento emocional da criança. Isso pode se manifestar de diversas formas: psicológicas (estresse, desinteresse, agressividade, distúrbios comportamentais, ansiedade) ou físicas (dores de cabeça, vômitos, diarreia).
Como saber se seu filho pode ter Ricopatia
De acordo com Ralph Minear, há algumas perguntas a serem feitas para entender se seu filho está sendo criado com tendência a ter a síndrome do filho rico. Se você tem filhos pequenos sob seus cuidados, pergunte-se:
- Você costuma comprar presentes caros, mesmo que não seja uma ocasião especial?
- Deixam de gastar em casa para satisfazer os desejos da criança?
- A criança está matriculada em muitas atividades extracurriculares mesmo sem solicitar?
- Você é recompensado com dinheiro quando faz uma boa ação?
- A criança reclama de tédio?
Segundo Minear, se alguma dessas perguntas tiver resposta “sim”, é provável que a criança em questão desenvolva a síndrome do garoto rico.
Parece contraditório, pois mimar e recompensar as crianças com presentes é sinônimo de cuidado. Mas na realidade, muitas vezes é uma tela para encobrir a falta de disponibilidade dos pais para o cuidado.
Dicas para a educação infantil de Ralph Minear:
- Quando há demasiada liberdade, o resultado pode ser desorientação moral e falta de disciplina.
- Muitos presentes materiais costumam substituir a companhia e o afeto genuíno dos pais.
- Se houver muita pressão para se destacar, é comum que as crianças respondam com estresse e dificuldade em definir seus próprios objetivos.
- Muita informação, em uma idade inadequada, leva à confusão.
- A superproteção não permite que as crianças se preparem para os desafios da vida.
- É importante compreender que o desenvolvimento saudável de uma criança depende do equilíbrio entre desejos e frustrações; entre a conquista da liberdade pessoal e os limites impostos pela realidade.
- Uma boa educação baseia-se no amor autêntico, aquele que é capaz de ensinar uma criança e dar valor a cada objeto e, com ele, a cada experiência.
COMO ABORDAR A SÍNDROME DO MENINO RICO
Embora às vezes acreditemos que agimos por amor, presentes ou atividades excessivas nas crianças podem causar sintomas prejudiciais à saúde. Isto é demonstrado pela existência de ricopatia. Acompanhar pela presença e incutir valores, como a importância de poupar desde cedo, pode agregar positivamente na vida dos pequenos.
Nesta nota partilhamos algumas dicas e conselhos para cultivar a alfabetização financeira nas crianças. Você lida com dinheiro todos os dias e as crianças são espertas, elas sabem disso. Torná-los parte das finanças familiares, explicar o valor do dinheiro e incentivá-los a criar um fundo de poupança desde tenra idade são atos que terão consequências saudáveis no futuro.
Assim, não é necessário privar os pequenos de qualquer eventual presente – Quem não gosta de receber presentes? mas você simplesmente precisa mudar o foco da intenção. Não é simplesmente um presente para evitar ter que lidar com as exigências dos filhos, mas o presente deve ter um propósito construtivo. Pode ser um livro sobre a importância de poupar, um cofrinho para guardar dinheiro ou muito mais. Seja criativo.