O mundo dos investimentos existe há muito tempo, mas nos últimos 100 anos conseguiu se fortalecer graças à tecnologia e ao desenvolvimento de estratégias de diversos players do setor. Hoje, a maioria dos investidores bem sucedidos têm a sua própria filosofia e estilos de investimento e, embora muitos deles tenham passado para a posteridade, o seu legado continua a ser uma fonte de referência para muitos. Quem são os investidores mais famosos da história? Nós dizemos a você.
Sempre enfatizamos a importância de conhecer a história e a forma de pensar daquelas pessoas que conseguiram multiplicar seu dinheiro por meio de diferentes estratégias de investimento. Neste artigo revisaremos a vida e obra de 5 personalidades marcantes na área financeira: Do fundador do Value Investing, Benjamin Graham, ao magnata contemporâneo Warren Buffett.
ESTES SÃO OS INVESTIDORES MAIS FAMOSOS DA HISTÓRIA
Benjamim Graham
Nascido em Londres, Inglaterra, em 1894, Benjamin Graham foi investidor, autor e professor. Criador da estratégia de investimento Value Investing, é a pessoa mais influente do mundo financeiro do século XX.
Graham escreveu uma das teses de investimento mais famosas de todos os tempos, “O Investidor Inteligente”, que é um guia didático para análise fundamental (o método de investigar a saúde financeira e as perspectivas de crescimento de uma empresa).
A sua importância na história dos mercados é tal que ele é o primeiro a fazer uma distinção fundamental entre investimento e especulação. Esta visão foi extremamente perturbadora, uma vez que no início do século XX a única categoria de investimento bem conceituada eram as obrigações. As ações, por outro lado, eram consideradas instrumentos especulativos.
Para Graham, um bom investimento era aquele que demonstrava valor e apresentava baixo risco de queda (baixos níveis de endividamento, margens de lucro saudáveis).
Pedro Lynch
Nascido em 1944 em Massachusetts, Estados Unidos, Peter Lynch é um ilustre gestor de fundos mútuos, investidor e filantropo americano que fundou o icônico fundo Magalhães em 1977, aos 33 anos. Ele liderou por 13 anos prolíficos e seu sucesso permitiu que ele se aposentasse em 1990, aos 46 anos. Hoje, seu estilo e metodologias ainda servem de inspiração para investidores de todo o mundo.
Durante os 13 anos em que Lynch administrou o fundo, Magellan superou o índice de ações S&P 500 anualmente durante 11 anos. Lynch alcançou esse desempenho mesmo depois de Magalhães ser o maior fundo mútuo do país, com US$ 13 bilhões em ativos. O tamanho de Magalhães fazia parte da aura de Lynch. Ninguém mais havia administrado um fundo tão grande com tanto sucesso.
Lynch é creditado por ter inventado o índice preço-lucro-crescimento (PEG), que ajuda os investidores a determinar se uma ação é lucrativa com base em seu potencial de crescimento.
Da mesma forma, Lynch acredita que o investidor individual pode obter bons resultados investindo no que conhece e conhecendo uma empresa, seu modelo de negócios e seus fundamentos e também é um forte defensor dos investimentos de longo prazo.
Ray Dalio
Ray Dalio é o fundador da maior empresa de fundos de hedge do mundo, Bridgewater Associates, que administra atualmente mais de US$ 150 bilhões. Seu espírito empreendedor e ânsia por novos aprendizados fizeram dele um dos investidores mais famosos do mundo.
Dalio cresceu em um bairro de classe média em Long Island, nos Estados Unidos e desde cedo demonstrou conhecimentos valiosos para atuar com sucesso no mundo dos mercados. Isso lhe permitiu estudar em diversos estabelecimentos e até obter o título de mestre em administração na Harvard Business School.
Para Dálio, o diversificação É a chave do sucesso, pois permite distribuir o risco entre vários ativos. Uma carteira diversificada permite ao investidor reduzir o impacto do declínio de qualquer ação individual, ao mesmo tempo que oferece proteção contra a volatilidade geral do mercado.
Outro ponto que Dalio destaca é a importância de separarmos as nossas emoções das nossas decisões de investimento. Os investidores são pessoas e, portanto, as suas emoções podem trabalhar contra eles. Por isso, Dalio garante: “Se você vai participar nesta atividade tem que fazer o contrário do que ditam os seus instintos e do que a multidão lhe diz, porque o mercado sempre reflete as massas e, muitas vezes, elas são errado. “.
George Soros
George Soros é um magnata financeiro e investidor húngaro americano naturalizado, reconhecido por suas sempre generosas obras de caridade. Fundador da Open Society Foundation, organização que promove a liberdade de expressão, a justiça e a igualdade, ao longo da sua vida doou mais de 32 mil milhões da sua fortuna para financiar estas práticas. Além disso, Soros é o fundador e principal acionista da Universidade Central Europeia em Budapeste.
O apelido de “Robin Hood” se deve à generosidade de Soros, que além de ajudar as pessoas mais vulneráveis, tem apoiado viciados em drogas, profissionais do sexo e pessoas da comunidade LGBTIQ que sofrem discriminação.
A benevolência de Soros é consequência das más experiências que ele teve que viver em primeira mão. Nascido na Hungria em 1930, numa família judia, viveu de perto a ocupação nazi de 1944. Ele e a sua família sobreviveram obtendo documentos de identidade falsos, escondendo os seus antecedentes e ajudando outros a fazer o mesmo.
Soros ganhou dinheiro fazendo apostas agressivas na direcção das moedas estrangeiras, dos preços das matérias-primas e das acções com base nas suas previsões macroeconómicas. A sua operação mais famosa continua a ser a aposta, em 1992, de que a libra perderia valor face ao marco alemão. Ao pedir emprestados milhares de milhões de libras e convertê-los em marcos, ele conseguiu explorar a diferença quando a libra entrou em colapso, comprando as libras com os marcos mais valiosos.
Warren Buffett
Midiático e polêmico, ele é sem dúvida um dos investidores mais famosos do mundo e suas declarações movem a agulha dos mercados. Nascido na cidade de Omaha, Estados Unidos, em 1930, desde muito jovem demonstrou interesse pelo mundo dos investimentos, principalmente em ações.
Através da sua popular empresa de gestão de fundos, a Berkshire Hathaway, ele construiu uma comunidade de centenas de investidores e, ao longo da sua carreira, dedicou-se a aprofundar a filosofia de investimento em valor de Graham. Buffett acredita que investir é de longo prazo e que um investimento só deve ser feito com desconto em relação ao seu valor justo.
“A maior sabedoria que conquistei na minha vida me foi dada pelo meu pai e pelo meu avô, e esse é o único segredo do meu sucesso. Eles me contaram sobre a bola de neve que você precisa se tornar. Uma pedra no topo de uma montanha, na qual a neve gruda à medida que desce. O dinheiro é assim, se você seguir o caminho certo, se você for para o tipo certo de neve, ele grudará cada vez mais em você”, disse certa vez à imprensa.
Saiba mais sobre sua visão clicando aqui.