O empréstimo hipotecário consiste no recebimento de dinheiro ou capital de um banco para comprar ou construir um imóvel em troca do compromisso de devolução do referido valor, acrescido dos juros correspondentes. Tudo isso através do pagamento periódico de parcelas que geralmente são mensais.
Calcule o pagamento da sua hipoteca
Redução das taxas de juros
Desde setembro de 2023, o Banco Central do Peru (BCRP) iniciou um ciclo de reduções na sua taxa de juros referencial. Então, Passou de 7,75% em 2023 para 6% atualmente e os analistas estimam que este ano a entidade continuaria com o ciclo de redução e a taxa de juros poderia até chegar a 4%.
Manuel Piñan, principal gestor de negócios imobiliários do BBVA Peru, disse que a diminuição da taxa referencial do BCRP também foi transferida para as taxas de crédito em geral, incluindo hipotecas. “Atualmente estamos vendo um diminuição das taxas de empréstimos hipotecários de 9,1% para 8,7%. Talvez no final do ano possa cair um pouco mais e chegar a 8%”, disse.
Vantagens de solicitar um empréstimo hipotecário
As Administradoras de Fundos de Pensão (AFP) são instituições privadas que têm por finalidade administrar os recursos de seus associados em busca de lhes gerar rentabilidade no longo prazo na modalidade de contas pessoais. Existem diversas opções para poder acessar os recursos antes da aposentadoria e poder utilizá-los para um projeto desejado ou pagar uma dívida.
Neste contexto de redução das taxas de juro e das medidas decretadas pelo Governo para melhorar a liquidez de famílias como alienação de fundos AFP e CTSeste seria um bom momento para as famílias optarem por solicitar um empréstimo hipotecário.
Entre as principais vantagens estão:
- Acessibilidade ao imóvel: Permite que as pessoas comprem uma casa sem ter que ter todo o dinheiro adiantado.
- Estabilidade financeira: Em comparação com o pagamento mensal do aluguel, o pagamento da hipoteca não aumenta com o tempo, proporcionando estabilidade financeira a longo prazo.
- Oferece flexibilidade nos pagamentos: Oferecem diferentes opções e prazos de pagamento que se adaptam às necessidades financeiras de cada cliente.
- Construção do patrimônio: Ao fazer pagamentos mensais da hipoteca, você está construindo patrimônio na propriedade.
- Melhora a qualidade do crédito: O pagamento pontual de um empréstimo posiciona o cliente como um mutuário com capacidade creditícia e capacidade demonstrada.
Requisitos para se qualificar para um empréstimo hipotecário
Os requisitos específicos dependerão da instituição financeira que avalia o cliente, mas em termos gerais, os solicitados pela maioria dos bancos são:
- Histórico de crédito: Sujeito à pontualidade nos seus pagamentos ou dívidas pré-existentes.
- Renda mensal do cliente: O valor que a entidade bancária vai avaliar, para conceder o empréstimo hipotecário, depende do valor do empréstimo, do número de proprietários e da taxa de juro.
- Trabalho antigo: Demonstrar um mínimo de um ano de continuidade no emprego ao solicitar um empréstimo.
- Taxa inicial: Tenha pelo menos 10% do valor do imóvel para dar como adiantamento.
- Limite de financiamento: Geralmente é 80% do valor de avaliação do imóvel (se for primeira habitação) e 70% se for segunda habitação, sendo o prazo de amortização, ou tempo em que a hipoteca deve ser reembolsada, que varia entre 20- 30 anos.
Documentação a ser entregue
Além disso, deverá fornecer determinada documentação que cada entidade bancária solicite para demonstrar a solvência económica atual e futura e, assim, poder ter acesso ao desembolso do dinheiro. Por exemplo, no caso do BBVA solicitam o seguinte:
- DNI ou CE
- Contrato de dinheiro ganho.
- CIRBE.
- Declaração de imposto de renda do último ano.
- Extratos bancários recentes.
- Escrituras de cada propriedade possuída.
- Contrato de locação se o endereço atual do requerente for alugado e últimos recibos de aluguel.
- Recibos de pagamento de outros empréstimos.
- Documentação necessária para trabalhadores autônomos.
- Contrato de trabalho atual (definido ou indeterminado).
- Folhas de pagamento de pelo menos os últimos 3 meses.
- Comprovante de renda adicional à folha de pagamento.
Os trabalhadores independentes (ou trabalhadores independentes) também precisam apresentar ao banco a seguinte documentação:
- Declaração anual de IVA (do ano anterior).
- Pagamentos trimestrais de IVA para o ano em curso.
- Declaração anual de imposto de renda (além do parcelamento).
- Últimos recibos de pagamento da Segurança Social.
Opções
Se já sabe que casa ou imóvel comprar, e o que precisa é de financiamento, o próximo passo é procurar o banco que melhor se adapta às necessidades dos clientes. Por exemplo, O BBVA oferece diversas opções de crédito hipotecário com taxas de juros competitivas, que vão desde o empréstimo tradicional até o Crédito Hipotecário Verde que inclui benefícios exclusivos.
Além disso, os clientes interessados podem utilizar o simulador de hipotecas que o BBVA disponibiliza no seu site. Assim, você pode calcular o pagamento da hipoteca, as condições do empréstimo e o pagamento inicial de forma rápida e fácil.