O QUE É B2B E B2C?
A Empresa B2B ou “Business to Business” fornece serviços ou produtos para outras empresas. A Empresa B2C, ou “Business to Consumer”, vende diretamente a consumidores individuais. São dois modelos de negócios distintos que atendem a diferentes tipos de clientes, um dos quais é comercial e o outro direto ao consumidor.
DIFERENÇA ENTRE B2B E B2C
A principal diferença entre empresas B2B e B2C são os clientes pretendidos. O B2B vende para empresas que revendem os produtos, enquanto o B2C vende diretamente ao consumidor final.
No entanto, eles também tendem a operar de forma diferente e a oferecer benefícios exclusivos.
O QUE É MELHOR, B2B OU B2C?
Nem o modelo de negócios B2B nem o B2C são inerentemente melhores, ambos têm seus prós e contras. A maioria das empresas se adapta melhor a um modelo ou outro. O modelo que melhor se adapta ao seu negócio é determinado pelos seus objetivos, infraestrutura e setor.
Se você tem uma empresa que produz produtos em massa e precisa de armazenamento, o B2B pode ser a escolha certa. Isso permitirá que você participe de remessas a granel e desenvolva relacionamentos com empresas de todo o mundo. Se você está lidando com lotes menores de produtos ou vendendo itens com prazo de validade limitado, o B2C pode ser a resposta. Esses negócios dependem de uma maior taxa de giro de estoque. Itens individuais têm lucros maiores, mas dá mais trabalho vender tantos produtos.
PÚBLICO OBJETIVO
As diferenças entre o marketing B2C e B2B tornam-se mais pronunciadas quando se trata do cliente-alvo.
Os profissionais de marketing B2B concentram-se nos principais tomadores de decisão dentro de uma organização. Eles não precisam se preocupar com todos na empresa ou mesmo com o usuário final.
Os profissionais de marketing B2C podem atingir quase qualquer pessoa que possa usar seus produtos ou serviços, não necessariamente o comprador. Uma criança que vê um anúncio, por exemplo, pode convencer os pais. Ainda assim, é crucial que o marketing B2C chegue ao decisor em casa.
CONCLUSÃO
O marketing B2B e B2C compartilham inúmeras semelhanças, mas também existem muitas diferenças claras entre os dois.
Os profissionais de marketing B2B vendem para outras empresas e seus esforços de marketing são direcionados a um pequeno grupo de profissionais que tomam decisões de compra em nome de suas organizações. Em contraste, os profissionais de marketing B2C comercializam diretamente para o consumidor.
É mais difícil, leva mais tempo e custa mais converter um cliente B2B. O ciclo de compra B2B é mais longo e muitas vezes envolve uma cadeia de comando mais longa do que o processo de compra B2C. Um comprador de um produto/serviço de consumo geralmente leva pouco tempo antes de tomar uma decisão.