Durante as sessões de trabalho, conferências e mesas de diálogo, 200 alunos de nove escolas, tanto públicos como privados, distribuídos em 40 equipes, Eles criaram um projeto viável em um período de 24 horas, enfrentando os desafios que as cinco empresas lhes apresentaram. O BBVA centrou o seu desafio num estudo de caso onde pediu às equipas que desenvolvessem uma aplicação para promover o acesso bancário e a educação financeira entre os jovens.
Começar um negócio não é fácil, mas é uma das decisões mais importantes que muitas pessoas tomam como estilo de vida.
Das 10 equipes vencedoras nas categorias “Melhor Solução” e “Melhor Protótipo”, quatro deles apresentaram soluções inovadoras para o desafio do BBVA , então eles foram convidados para Espaço Spark da Torre BBVA para que cada um deles pudesse compartilhar com as diversas áreas envolvidas na instituição. Brenda Toro Razo, diretora de Arquitetura do BBVA México, deu as boas-vindas e destacou que “a instituição financeira acredita em tecnologiaPor isso, conta com mais de 400 projetos trimestrais de melhoria de processos e serviços, apostando profundamente em iniciativas inovadoras, buscando o desenvolvimento social inclusivo e sustentável.”
Na categoria ‘Melhor protótipo’, a equipe vencedora foi ‘Próxima geração’ da Universidade Panamericana (UP), campus da Cidade do México. A proposta deles consiste na criação de uma curiosidade sobre educação financeira que visa promova o aplicativo BBVA.mx através de Inteligência Artificial (IA).
A equipe ‘Os mais Swifties’vencedor da categoria ‘Melhor solução’ e alunos do Tecnológico de Monterrey, campus Monterrey, apresentaram sua estratégia baseada no aplicativo BBVA.mx, que tira dúvidas de educação financeira, pessoalmente e digitalmente, com uma linguagem simples com a implementação da Língua de Sinais Mexicana (LSM). Da mesma forma, busca a inclusão junto aos beneficiários do programa “Bolsa BBVA para Chavos que Inspiran”.
Uma proposta inovadora foi a da equipe ‘Tecnologia FI’, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), na categoria ‘Melhor solução’, que consiste em uso de realidade aumentada quebrar as barreiras da visualização do dinheiro no mundo físico, além de ter uma plataforma de perguntas e respostas com temática financeira, que faz uso de incentivos, recompensas e explosões com o objetivo de adquirir conhecimentos em educação financeira de forma fácil, amigável e dinâmica
Por último, a equipe ‘GELÉIA’ da Universidade das Américas Puebla (UDLAP), mostrou o desenvolvimento do Jam Composer, um software baseado no aplicativo By BBVA.mx focado em divida as despesas em grupos diferentes, compartilhando informações entre eles para criar seções e controlar despesas.
Com iniciativas como essas, BBVA México reforça apoio à transformação digital do Grupo Financeiro, bem como do ecossistema de empreendedores e desenvolvedores. A instituição tem como uma de suas prioridades acompanhar seus clientes na transição para uma economia sustentável, a fim de contribuir para o desenvolvimento das comunidades, para criar uma sociedade mais unida, equitativa e resiliente, na qual todos tenham um oportunidade de prosperar.