De acordo com a primeira Pesquisa de Saúde Financeira (Ensafi) 2023, nos últimos três meses, no México, seis em cada 10 famílias (58,7%) Ele indicou que não tinha dinheiro suficiente para pagar qualquer entretenimento ou diversão. Da mesma forma, o Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi), citou que, a partir de junho de 2024, mais da metade dos adultos no país eles consideraram que Eu não teria a possibilidade de tirar férias nos próximos 12 meses.
No México há mais de 23 milhões de jovens entre 18 e 29 anos, que representam um quarto da população adulta, e São eles que mais poupam. O Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi), em colaboração com a Comissão Nacional de Protecção e Defesa dos Utilizadores de Serviços Financeiros (Condusef) apresentou o primeiro Inquérito à Saúde Financeira (Ensafi) no qual se destacou que 59,6% das pessoas em da mesma faixa etária economizam parte de sua renda e metade deles tem poupanças iguais ou inferiores ao seu rendimento durante duas semanas.
Neste sentido, Aurora Geitel Salgado, Diretor de Educação Financeira do BBVA , em seu artigo ‘Proteja seu dinheiro neste verão’, publicado no jornal El Financiero, destacou a relevância de tirar férias e um verdadeiro descanso, porém, é preciso pensar no planejamento antes de viajar. Pelo que Ele recomendou colocar alguns pontos em prática:
- Dê flexibilidade ao orçamento. Se for utilizado financiamento de férias, certifique-se de incluir o pagamento no orçamento mensal ou repor esse valor posteriormente. A utilização responsável da dívida é um elemento que pode proporcionar a flexibilidade necessária.
- Pesquise promoções e descontos. É recomendável antes de partir em viagem procurar diferentes opções e escolher aquela com o melhor preço sem abrir mão dos benefícios. Além disso, aproveite o preço preferencial para ser estudante, professor ou sénior, bem como descontos para a época festiva.
- Estipule um valor para despesas desnecessárias. É importante considerar diversas despesas para evitar saídas de dinheiro não consideradas, como:
- Transporte. Comprar o destino com antecedência pode sair mais barato.
- Refeição. É aconselhável comprar suprimentos para cozinhar na kitchenette do quarto do hotel ou adquirir um pacote com tudo incluído.
- Guarda-roupa. Sugere-se verificar o tempo antes de viajar, para levar as roupas necessárias e não criar a necessidade de comprar algo novo.
- Lembranças e presentes. É melhor considerar os gastos desde o início e colocá-los no orçamento para evitar usar o cartão de crédito por impulso e perder o controle das dívidas.
- Seja realista com o orçamento. Identifique com precisão quanto dinheiro você pode ter e se necessário, é recomendável ser responsável com o uso do crédito.
- Decida quando viajar. Se com os pontos citados acima você descobrir que o orçamento está fugindo do controle, então não é hora de viajar. No entanto, pode aproveitar as férias de verão para fazer turismo na própria cidade, como visitar um museu ou sítios arqueológicos em dias de entrada gratuita, frequentar um parque de diversões com promoções em vigor, viajar de autocarro turístico para conhecer o património turístico da cidade, ir a um café ou parque para curtir um dia com a família e amigos, entre outros.
O especialista em educação financeira Ele enfatizou em seu artigo “que as férias de verão são uma época em que as despesas são altas”. em locais de entretenimento e diversão, por isso é importante tenha um planejamento com tempo, para cuidar da saúde financeira, bem como evitar gastos desnecessários para evitar estresse financeiro”.
O BBVA disponibiliza para clientes e não clientes diverso oficinas e cursos que pode ser adaptado de acordo com a necessidade de cada pessoa através do site de educação financeira.