Os índices de ações internacionais podem ser comparados a uma “cesta de ações”. São calculados como a média dos preços de um número de ações selecionadas pertencentes a um mercado ou setor específico.
A sua atuação permite-nos conhecer a evolução e tendência da parte do mercado que representam. Da mesma forma, servem de referência para investidores especializados em fundos de ações ou carteiras. Abaixo apresentamos a lista dos principais índices de ações do mercado global.
Europa
- Eurostoxx 50: É um índice pan-europeu, ou seja, é composto por empresas de vários países, ao contrário dos índices nacionais, que se centram num único país. Este índice específico reúne as 50 maiores empresas cotadas na zona euroentre os quais estão BBVA, Santander, Iberdrola e Telefónica. Nem todos têm a mesma importância neste índice (a entidade com maior peso pode atingir no máximo 10%) uma vez que são ponderados pela capitalização bolsista, ou seja, o preço de cada ação pelo número de ações existentes. Possui base de 1.000 pontos desde 1991.
- Stoxx 600: É outro dos índices pan-europeus mais relevantes. É composto nada mais e nada menos que as 600 maiores empresas por capitalização. O 18 países que o compõem São eles Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suíça, Suécia e Reino Unido. Coca-cola, Allianz e Telecom são exemplos de empresas que fazem parte dela. Sua base, criada em 1998, é de 279 pontos.
- Bancos Stoxx: É um índice de ações pan-europeu dedicado exclusivamente a entidades bancárias. Atualmente inclui 42 entidades. Espanha, Itália, Áustria, Noruega, França e Suécia são os países com mais entidades bancárias no índice.
O Ibex 35 é o índice bolsista de referência em Espanha. Com ele, mede-se o comportamento dos preços do grupo de empresas com maior liquidez nas quatro bolsas espanholas (Madri, Barcelona, Bilbao e Valência). Apesar de representarem as 35 empresas com maior cotação no mercado espanhol, nem todas têm o mesmo peso neste índice.
- IBEX 35: É o índice bolsista espanhol, ou seja, mede os preços das 35 maiores empresas espanholas pela sua capitalização. Esse fator tem peso no índice. Assim, aqueles com maior capitalização (por exemplo BBVA) têm mais peso no índice, pelo que os seus aumentos ou diminuições influenciam em maior medida o seu comportamento. O Ibex 35 reflete a evolução do mercado acionário a partir da base de 3.000 pontos, estabelecida em 1989. Semestralmente há um conselho que decide quais empresas devem fazer parte deste índice dependendo de vários fatorescomo liquidez, preços, capitalização ou número de ações.
- FTSE 100: São as iniciais da Bolsa de Valores do Financial Times. É o índice que corresponde à Inglaterra, formado pelas 100 principais empresas listadas na Bolsa de Londres, 70% do total do mercado britânico. Como o Ibex 35, Os títulos são ponderados com base na sua capitalização. É publicado no jornal Financial Times, como o próprio nome indica. Foi desenvolvido em 1984 a partir de 1.000 pontos base. Barclays, EasyJet e Burberry fazem parte das cem empresas que compõem este índice.
- DAX: Originalmente denominado Deutscher Aktienindex, é o índice de referência da Bolsa de Valores de Frankfurt. É composto por trinta empresas também ponderadas pela capitalização. Entre os seus membros estão Deutsche Bank, Adidas e BMW. Sua base foi criada em 1987 e era de 1.000 pontos.
- CAC 40: Cotation Assistée en Continu é o índice do mercado de ações da França. Começou em 1987 com base de 1.000 pontos. É uma média ponderada do quarenta empresas mais significativas entre as cem mais negociadas na Bolsa de Valores de Paris; L’Oreal, AXA e Danone são alguns deles.
EUA
Para começar a investir na bolsa é altamente recomendável começar aos poucos, sem emergências e com o objetivo de ganhar experiência e capacitação. Para não colocar em risco a sua saúde financeira, o melhor é começar com pequenos investimentos e contar até com a ajuda de um consultor financeiro.
- S&P 500: O Standard & Poor’s 500 é um dos índices mais importantes dos Estados Unidos. Na verdade, É tomado como referência para conhecer a situação do mercado. É formado pelas 500 empresas de maior capitalização listadas em todas as bolsas de valores dos EUA.
- Nasdaq: É o índice de ações dos EUA que inclui empresas listadas na Bolsa de Valores de Nova York. Cem deles compõem o índice, que se caracteriza por incluem empresas dedicadas à tecnologia e inovação como Facebook, PayPal e Netflix.
Ásia
- Nikkeis: É o índice de ações do mercado financeiro japonês, formado por 225 empresas listadas na Bolsa de Valores de Tóquio. Tal como acontece com o índice inglês, o Nikkei é publicado em um dos jornais mais populares e o índice é nomeado em sua homenagem, Nihon Keizai Shinbun ou Japanese Business Journal. Sua base é de 100 pontos desde 1949. Um dos diferenciais é que As empresas que o compõem não dependem da sua capitalização mas sim da sua liquidezcomo é o caso da Casio, Kawasaki e Nippon.
- HSI: Abreviatura de Hang Seng Index, é o índice de ações de Hong Kong. É composto por 33 empresas que representam mais da metade do mercado de ações de Hong Kong e depende da capitalização de cada um deles. Tencent Holdings Limited, CLP Holdings Limited e The Bank of East Asia são alguns exemplos.
- COMP: É o principal índice de ações chinês, composto pelas empresas mais poderosas da Bolsa de Valores de Xangai. O valor base é de 1990 e é de 1.000 pontos. Air China, Orient Group e Shanghai Oriental Pearl são três das empresas que fazem parte das cinquenta deste índice.
- Legal: É o índice do mercado de ações da Índia, que mede metade dos valores de mercado da Bolsa Nacional de Valores da Índia. É composto por 50 empresas que dependem de ponderações da indústria no mercadoOu seja, se o setor agrícola tiver peso de 5% na Bolsa Nacional da Índia, terá representação de 5% na Nifty.
- TWS: Também conhecido como TSECé o índice de ações da Bolsa de Valores de Taiwan. Sua base, criada em 1996, é de 100 pontos. Acer, Biostar e HTC são algumas das empresas que a compõem.