O termo Fintech é uma conjunção de finanças e tecnologia, duas disciplinas muito presentes na vida de todos. A tecnologia Fintech é aquela que busca otimizar a utilização de serviços financeiros por meio da utilização de softwares e algoritmos especializados.
Embora o termo pareça moderno, as empresas fintech estão conosco há muito tempo. Desde a introdução do cartão de crédito em 1950, a tecnologia financeira não parou de evoluir, introduzindo marcos importantes para a sociedade: desde caixas eletrônicos e computadores mainframe dos bancos até as carteiras eletrônicas atuais.
FINTECH O QUE É
Fintech, ou tecnologia financeira, é o termo usado para descrever qualquer tecnologia que forneça serviços financeiros por meio de software. Isto inclui tudo, desde o serviço de home banking até criptomoedas. O seu principal objetivo é melhorar o acesso dos consumidores e das empresas às suas finanças.
É inegável que as empresas fintech revolucionaram o setor financeiro. Há pouco mais de dez anos, as pessoas tinham que comparecer pessoalmente a um banco ou instituição financeira para solicitar empréstimos ou realizar transações. Hoje em dia – e muito mais desde a pandemia do Coronavírus – a fintech tornou possível poupar, transferir e até investir fundos com apenas um clique.
TECNOLOGIA FINANCEIRA: OS ITENS MAIS POPULARES
Como mencionamos, existem muitos tipos diferentes de fintech, mas algumas das startups de fintech mais populares são:
- Carteiras móveis e aplicativos de pagamento. Os serviços internacionais PayPal, Venmo e Google Pay, ou Mercado Libre a nível regional, permitem transferências entre usuários, pagamento nas lojas e recebimento desses pagamentos nas lojas.
- Plataformas de financiamento coletivo. Essas plataformas de crowdfunding são 100% fintech. Nesta nota contamos do que se trata e quais são as empresas mais populares.
- Criptomoedas. As polêmicas criptomoedas suportadas pelo sistema blockchain são alguns dos exemplos mais populares e revolucionários no mundo fintech.
- Seguro. As seguradoras também otimizaram seus serviços através do uso da tecnologia e hoje você pode acessar diversas opções e cotar diversas opções pelo seu celular.
FINTECH ARGENTINA
Embora a educação financeira seja um assunto pendente, a Argentina tem demonstrado interesse e abertura na implementação de serviços fintech para melhorar a vida financeira das pessoas.
Centro de Financiamento É um exemplo representativo da tendência das empresas fintech que vêm para melhorar a vida das pessoas. Em contextos de constante volatilidade económica, a plataforma financeira e a escola oferecem soluções para todo o público.
Uma grande variedade de conteúdo é oferecida na CDF Academy. Do glossário financeiro ao blog com artigos educativos e atuais, até cursos pré-gravados voltados para investidores em todas as fases da vida financeira.
Da mesma forma, e como diferencial, a fintech especializada em fundos mútuos oferece uma plataforma digital, fácil de operar, e que permite acesso aos instrumentos mais rentáveis do momento.
Embora na Central de Fondos a tecnologia esteja ao serviço da autogestão do cliente, o aconselhamento financeiro personalizado também está presente, através de diversos agentes especializados que o guiarão no seu caminho para uma vida financeira plena.
FINTECH B2B E B2C
Existem duas grandes categorias de usuários de fintech: B2B (business to business) e B2C (business to customer). Por sua vez, esses grupos possuem subdivisões, uma vez que os clientes B2B abrangem algo muito maior do que empresas: incluem bancos. Entretanto, o B2C destina-se aos consumidores, mas também às pequenas empresas.
Quanto aos consumidores de fintech, obviamente os mais jovens são o principal alvo da indústria, com especial foco nos millennials. Estima-se que estas pessoas, que cresceram com a Internet e a tecnologia, estejam a viver os seus anos mais prósperos e que vejam grandes vantagens na utilização desta tecnologia.