Boas finanças pessoais são fundamentais para o sucesso do investimento. Na Central de Fondos trabalhamos para fornecer ferramentas que ajudem as pessoas a assumir o controle de suas finanças e assim atingir seus objetivos.
Muitas vezes os investidores ficam irritados consigo mesmos ou com seus consultores por estarem em um investimento que não foi tão bem-sucedido quanto esperavam. No entanto, esta é apenas uma percepção, uma vez que Não existe investimento melhor que outro; O que existe são diferentes tipos de investidores. Se pretende investir em ativos individuais como obrigações ou ações, antes de embarcar na aventura, lembre-se que este tipo de investimento requer certos conhecimentos técnicos, por isso se sentir que não tem essa formação e/ou não consegue cuidar de dar Se tiver o acompanhamento que merece, então o melhor é delegar as decisões a um profissional ou escolher um instrumento que exija menos atenção.
Outra crença comum é que para ter sucesso temos que acompanhar minuto a minuto a evolução dos nossos investimentos e comprar e vender constantemente para obter os melhores resultados. Um dos melhores hábitos para a saúde mental e o sucesso do investidor é reconhecer e respeitar o prazo com os quais nos comprometemos quando subscrevemos o referido investimento. Nesse sentido, vale lembrar que você não deve se intimidar com os movimentos diários do mercado e é sempre aconselhável seguir a estratégia.
O investidor deve saber que mais do que as variações do mercado, ele deve se cuidar e ter consciência de que suas emoções podem afetar seus investimentos. Na verdade, existe um ramo da economia que se dedica ao estudo das “finanças comportamentais” e que identificou vários vieses cognitivos que afetam, em maior ou menor grau, as decisões que os investidores tomam.
Para melhorar suas finanças pessoais, é essencial investir parte do seu dinheiro. Se for fazer isso, tente escolher investimentos que lhe permitam aproveitar alguns dos benefícios de investir, como Juros compostos e diversificação são. A primeira é conhecida como “a força mais poderosa do universo” e tem a ver com o acúmulo de juros que depois são reinvestidos, gerando maiores lucros. A diversificação, por sua vez, tem a ver com “não ter todos os ovos na mesma cesta” e distribuir os investimentos em vários ativos de tal forma que, se um cair, não afete o seu total. Ambos os benefícios ocorrem implicitamente ao investir em fundos mútuos.
- Se você tem interesse em começar a investir, mas ainda não sabe como, agende hoje mesmo uma ligação com um de nossos consultores e nós o ajudaremos a construir seu plano financeiro.