Economizar água e energia é a lei que rege algumas casas; lei que não se cansa de fazer cumprir o seu preceito: que não fique nenhuma torneira pingando, que se desperdice água regando as plantas, que a criança comece a brincar com a mangueira aberta, ou que as luzes e a TV fiquem ligadas a noite toda. Porém, nesta campanha para poupar em casa, nem sempre são tomadas as melhores e mais ecológicas medidas.
Lavar a louça à mão é uma tradição em qualquer uma das nossas casas. Antes do aparecimento de máquina de lavar louça E mesmo depois de sua invenção, muitas pessoas continuam lavando os utensílios de cozinha com uma esponja e limpando-os na torneira aberta (os mais econômicos enchem a pia com água). Mas a ciência não cria por prazer, depois que nasceu a máquina de lavar louça, as cozinhas foram equipadas com novos equipamentos que, além de embelezá-las, São eficientes e servem para economizar tempo e trabalho humano. Então, por que não usar a máquina de lavar louça? Por que consome muita água potável e eletricidade? Erro! Fique conosco para expandir nossa tese.
Dicas para economizar água e energia com a máquina de lavar louça
Uma máquina de lavar louça usada corretamente é um aparelho ecologicamente correto. Aprenda como aproveitá-lo colocando em prática as seguintes dicas:
- Encha a máquina de lavar louça. Se funcionar na capacidade máxima você estará consumindo menos tempo, água e energia elétrica do que se ocupar até a metade. e use-o novamente para lavar o resto da louça.
- Sua máquina de lavar louça pode ser um aparelho com baixo consumo de energia se você souber como programá-la. Leve em consideração a duração que você vai dar já que é possível que seus copos, pratos e talheres não estejam tão sujos e não exijam tanto tempo de lavagem, neste caso Opte por utilizar programas curtos e com temperatura não muito elevada. No final das contas, o fato de a água estar mais ou menos quente não mudará muito o resultado.
- Antes de colocar a loiça no equipamento, certifique-se de que retirou todos os restos de comida. Se você ligar a máquina de lavar louça sem remover completamente os alimentos dos recipientes, a água ficará rapidamente turva e gordurosa. Desta forma você terá que utilizar o equipamento mais de uma vez e, portanto, consumirá mais água e energia elétrica
- Instale uma máquina de lavar louça o mais moderna possível ou, pelo menos, classe A (verde). Na etiqueta do equipamento, antes de adquiri-lo, você pode verificar se se trata de um eletrodoméstico eficiente e ambientalmente responsável. Provavelmente vai custar um pouco mais de dinheiro, mas pense que o que você está gastando hoje você economizará todos os dias da sua vida, desde que use o eletrodoméstico.
- Quando você limpa a mesa e remove os resíduos dos pratos Recomendamos que você os enxágue primeiro com água. Isso deve durar apenas alguns segundos, tempo suficiente para deixar um pouco de gordura e sujeira na água, e assim levá-los à máquina de lavar louça com menos desperdício de alimentos. Ao fazer isso você também evitará que restos de comida endureçam e tenham que prolongar o tempo de funcionamento do aparelho.
- A sua máquina de lavar louça, tal como outros dispositivos eléctricos, necessita de manutenção e limpeza. Sugerimos que limpe os filtros regularmente e seque o interior sempre que terminar de usá-los. Isto otimiza o aparelho e prolonga a sua vida útil.
Para finalizar o artigo destacamos a ideia que nos moveu desde o início: como economizar água e energia com a máquina de lavar louça?
Nós respondemos a você: usá-lo diariamente, mas de forma ideal.