A diversidade nas empresas pode ser definida como formação de um quadro de funcionários composto por pessoas de diferentes origens, etnias, religiões, classe social, orientação sexual, deficiências físicas e mentais, culturas, entre várias outras características que ajudam a formar um indivíduo.
Porém, é preciso ir além dessa estruturação, e garantir também um ambiente de trabalho realmente acolhedor, no qual o respeito e a valorização mútuos são a base da cultura organizacional.
Além disso, esse conceito não se resume ao que acontece na empresa, mas também ao que vem de fora e impacta nos seus resultados, a exemplo dos fornecedores contratados.
Pense nos problemas de imagem, de credibilidade e de confiabilidade que a sua marca pode ter que enfrentar se tiver na rede de abastecimento parceiros comerciais comprovadamente preconceituosos?
Comumente, situações como essas impactam no relacionamento com os clientes, principalmente entre os que se sentem afetados diretamente.
O resultado tende a ser o afastamento dos consumidores e a queda no volume de vendas que, por sua vez, levam a importantes perdas financeiras. É por motivos como esses que a diversidade nas empresas é tão importante.
Se tem dúvidas de como promover esse conceito no seu negócio, confira agora cinco dicas que ajudarão bastante nesse processo.
O que é diversidade no ambiente corporativo?
A diversidade no ambiente corporativo consiste na inclusão de profissionais de diferentes origens e características, tais como: nacionalidade, cultura, raça, credo, etnia, sexo, orientação sexual, limitações físicas e mentais, entre outras. Inclui também ter na estruturação do negócio parceiros comerciais que seguem esse mesmo princípio.
Entre os diversos objetivos por trás dessa prática, um dos que se destaca é dar oportunidades iguais a todos, independentemente de seus atributos e particularidades.
Nesse contexto, a pessoa é vista e avaliada como um profissional, independentemente de, por exemplo, ser um homem ou uma mulher, pertencer ou não à comunidade LGBTQIA+, ser negro ou branco, ter deficiência física ou não, entre outros atributos.
A base de avaliação para contratação, promoção, ou mesmo demissão são as habilidades, competências, formação técnica e acadêmica, experiência na função, profissionalismo e não as características e preferências que formam o indivíduo.
Qual a importância da diversidade nas empresas?
A diversidade nas empresas é importante porque ajuda a:
- aumentar a aproximação com o público-alvo: que passa a se identificar mais com a marca;
- despertar o interesse de investidores: que sabem quanto o mercado e os consumidores valorizam negócios diversos;
- manter a companhia em compliance: devido ao atendimento de leis como a Lei 13.146/2015, voltada para inclusão social, e a Lei 12.288/2010, que visa o combate à discriminação étnica.
8 vantagens da diversidade no universo corporativo
A diversidade nas empresas traz uma série de vantagens que ajudam no desempenho, crescimento e faturamento. Entre as principais estão:
- troca de experiências: profissionais de diferentes origens e experiências de vida trazem consigo opiniões e pontos de vista que podem ser benéficos para os colegas de trabalha e para o negócio;
- aumento da produtividade: também decorrente das diversas experiências, que podem dar origem a inovações e novas formas de realizar as atividades;
- redução de conflitos: por conta do respeito mútuo quanto às diferenças, características e história de cada indivíduo;
- estruturação de um ambiente inovador: outro benefício que é reflexo a troca de experiência, pois ajuda a gerar novas ideias;
- atração e retenção de talentos: assim como o público se identifica com a marca, os profissionais também, e isso abre caminho para buscarem oportunidades de trabalho na empresa. E quem já está no quadro, tende a não sair por ser acolhido e respeitado;
- alcance de novos grupos de consumidores: a exemplo dos que fazem parte de comunidades específicas, como PcD (pessoas com deficiência) e estrangeiros;
- valorização por parte dos stakeholders: que enxergam na companhia o potencial de crescimento, inovação e adequação às mudanças de cenários;
- melhora da imagem da marca: como resultado da soma de todas as vantagens anteriores.
Como promover a diversidade na sua empresa? 5 dicas!
Para ter uma empresa diversa, há algumas boas práticas que precisam ser adotadas. Entre as principais estão:
- analisar o quadro de funcionários;
- adequar o processo de recrutamento;
- modificar a cultura organizacional;
- criar políticas internas;
- contratar fornecedores diversos.
Confira, a seguir, todos os detalhes!
1. Analisar o quadro de funcionários
Levante qual é o perfil dos colaboradores e veja, por exemplo, se a maioria é homem ou mulher, se há pessoas negras ou gays em cargos de chefia, portadores de deficiência têm a mesma oportunidade de crescimento, entre outros fatores relacionados.
Com base nessas informações fica mais fácil avaliar quanto a empresa é diversa e o que precisa ser feito para ampliar esse conceito.
2. Adequar o processo de recrutamento
Dependendo da cultura corporativa, pode ser que o processo seletivo seja o principal fator de impedimento da diversidade. Isso quer dizer que, logo na “porta de entrada” as pessoas já estão sendo barradas.
Se for esse o caso, é preciso reestruturar o recrutamento, verificando como é feito e, principalmente, para qual perfil de profissional está direcionado.
3. Modificar a cultura organizacional
Acabamos de comentar que a cultura organizacional pode ser um grande obstáculo para a diversidade nas empresas. Por isso, para promover esse conceito, também é essencial revê-la.
Em linhas gerais, companhias mais antigas têm condutas e protocolos mais rígidos. Porém, é essencial entender que os cenários mudam e que é fundamental se adequar para não perder público e poder competitivo.
4. Criar políticas internas
Parte da modificação ou da adequação da cultura consiste em definir políticas internas de diversidade, que são diretrizes que apontam como deve ser o comportamento dos profissionais perante as diferenças e quais ações serão tomadas se houver descumprimento.
É preciso estabelecer, por exemplo, quais medidas administrativas serão aplicadas em situações de preconceito ou assédio. Lembrando que as penalidades devem ser iguais a todos, independentemente do cargo exercido pelo infrator.
5. Contratar fornecedores diversos
A contratação de fornecedores diversos se alinha ao que comentamos logo na abertura deste artigo. Isto é, à importância de também considerar a forma de trabalho adotada pelos parceiros comerciais.
Nesse grupo de fornecedores estão negócios formados e/ou administrados por pessoas com deficiência, membros da comunidade LGBTQIA+, negros, mulheres, entre outros considerados fora do padrão geral da sociedade corporativa.
Essa análise deve ser feita durante o processo de homologação de fornecedores, etapa avaliada desde as informações básicas de cadastro, como status do CNPJ, até capacidade produtiva, saúde financeira, entre outros critérios.
Como são vários documentos que precisam ser avaliados, contar com a ajuda de sistemas próprios para essa atividade reduzem o tempo de execução e minimizam falhas nesse processo, contribuindo para a identificação dos fornecedores ideais para a sua empresa.
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