O início de um novo ano letivo se aproxima e todos se perguntam a mesma coisa: Como economizar na volta às aulas? É possível? Cada novo ano letivo significa uma nova compra de materiais, roupas, materiais de estudo e muito mais. Num país com uma inflação de quase 100% em relação ao ano anterior, não é de estranhar que a compra de insumos represente um grande esforço para as famílias. Compartilhamos algumas dicas para economizar na volta às aulas e diminuir o impacto que isso gera no seu bolso.
DICAS PARA ECONOMIZAR NA VOLTA ÀS ESCOLAS
O regresso às aulas envolve inúmeras emoções, tanto para os mais pequenos como para os chefes de família. Novos desafios de aprendizagem, crescimento e muito mais. Comprar o necessário para enfrentar o novo ano letivo é inevitável, mas não precisa significar um gasto irreparável.
Recentemente compartilhamos alguns dicas para a chegada de um bebê, e entre eles mencionamos a importância de poupar desde cedo para antecipar as despesas da idade escolar. Se você tomou esse cuidado, seu bolso certamente agradecerá. Caso contrário, vamos ver como conseguir tudo o que você precisa e cuidar da economia ao longo do caminho.
-
Faça uma lista e reserve um momento para pensar em cada item.
Parece inútil, mas na prática funciona: escreva o que você precisa, não o que deseja. Talvez seu filho esteja clamando pela pasta de super-heróis da moda, ou por alguns marcadores fluorescentes, ou até mesmo por um determinado par de sapatos. Antes de adicioná-lo à sua lista final de compras, reflita sobre a verdadeira utilidade do produto. A pasta de super-heróis tem algum valor agregado ou com uma pasta simples, que custa a metade, o produto terá a mesma utilidade?
Muitas vezes, as crianças são influenciadas pelos seus pares. É claro que nem todas as famílias têm o mesmo poder de compra, por isso é importante resolver o problema com as próprias mãos e não deixar que as crianças assumam o controle. Depois que sua lista estiver completa, isso o ajudará a chegar à livraria com uma compreensão do que você realmente precisa e evitar gastos excessivos.
-
Compre sem seus filhos
Este ponto está diretamente relacionado ao anterior. Vamos reconhecer que embora as compras de volta às aulas sejam para crianças, fazer compras sem a presença delas pode aliviar muito a pressão de ser tentado a gastos desnecessários e, assim, poder ficar dentro do seu orçamento.
As crianças têm muitas fantasias e opiniões na hora de fazer compras. A maioria não entende o verdadeiro valor do dinheiro e o esforço envolvido para obtê-lo, por isso é melhor não se expor a situações desconfortáveis durante a compra. Pode acontecer que as crianças ganhem porque estão cansadas e então perdemos dinheiro no caminho.
Isso não significa deixá-los fora das decisões de compra. Pelo contrário, reserve um tempo para fazer a lista completa com eles, pergunte sobre seus desejos e faça anotações. Quando chegar a hora da compra e com base na forma como chega a conta, você poderá avaliar conscientemente se tem espaço para se entregar a algum capricho.
-
Compre itens usados
A filosofia de comprar usados vem ganhando cada vez mais adeptos e os motivos são vários. Por um lado, é uma alternativa muito mais econômica e que cabe no bolso. Por outro lado, é uma iniciativa que promove a sustentabilidade e ajuda o meio ambiente.
Existem muitos aplicativos e sites que podem ajudá-lo a encontrar o item desejado, começando pelo gigante do comércio eletrônico Mercado livreou também na seção Facebook Marketplace.
Livros didáticos, macacões, uniformes e até itens eletrônicos, como calculadora. Todas essas coisas e muito mais podem ser adquiridas em excelentes condições e a um preço substancialmente inferior ao que custaria para comprá-las novas.
-
Compre em quantidade
Quase todas as lojas oferecem descontos para compras em grandes quantidades. Se você sabe que seu filho precisará trocar os papéis no meio do ano, ou que ele tende a ser descuidado com os materiais e os lápis precisam ser trocados com frequência, aproveite o momento e compre a granel. Podem até organizar compras comunitárias com outros pais e assim reduzir custos e proteger-se da inflação.
-
Compare preços on-line
Entre as vantagens oferecidas pela tecnologia, hoje quase todos os negócios possuem uma loja online onde é possível visualizar toda a sua oferta de produtos com os respectivos preços. Isso permite comparar, com apenas alguns cliques, a variação de preço. Fazer pesquisas de mercado prévias o ajudará a tomar melhores decisões de compra.
Claro, outra dica fundamental é conferir as diversas promoções bancárias e tentar fazer as compras no dia em que elas forem válidas. Por menor que seja, um desconto é sempre bem-vindo.
-
Compre progressivamente
Nem sempre é necessário comprar todos os materiais no início do ano. Muitos deles podem ser deixados para o mês seguinte. Se tiver oportunidade, poderá não reduzir o orçamento, mas terá um pouco de alívio na hora de gerir a sua liquidez.
-
Invista em produtos duradouros
Embora essa dica não ajude você a economizar imediatamente quando voltar a estudar, é uma estratégia que beneficiará suas finanças no futuro. Em geral, todo início de ano letivo envolve a compra dos mesmos itens. Enquanto alguns, como cadernos e lápis novos, são essenciais, outros, como mochilas e fichários, podem ser reutilizados.
Para poupar dinheiro e evitar aumentos futuros, invista em produtos de qualidade que possam durar alguns anos em vez de apenas um ano. Comprar produtos de maior qualidade e que durem mais economizará dinheiro no longo prazo, e as crianças provavelmente nem notarão a diferença.
COLOQUE SEU DINHEIRO PARA TRABALHAR
O dia a dia sempre apresenta imprevistos que envolvem gastos de dinheiro. Por mais que se tenha um plano de poupança e investimento, esses inadiáveis às vezes nos afastam dele. Sem falar em contextos de inflação, onde o poder de compra é afetado dia após dia.
Você já tem poupança e quer colocar o dinheiro para trabalhar a seu favor? Temos opções para o investidor prudente e também para os mais agressivos que entendem que um pouco de risco significa grandes lucros. Agende uma ligação hoje e abra sua conta. É fácil, gratuito e simples.
O que está esperando? Economize, invista e realize seus sonhos.