A maioria das pessoas inicialmente hesita em começar a investir no mercado de ações. Uma parte importante das suas preocupações, e também um dos maiores obstáculos para a maioria dos investidores, é a temer sofrer perdas financeiras e muitas pessoas sofrem com o medo de investir.
Investir pode suscitar receios válidos e genuínos aos novos investidores. Mesmo investidores experientes podem ficar assustados às vezes. As pessoas tomam decisões erradas, se deixam levar pelas emoções e perdem dinheiro devido a situações que fogem ao seu controle. Quando você está apenas começando a investir, tudo que você encontra é novo e desconhecido.
Hoje trazemos 5 dicas que você pode fazer para perder o medo e comece a investir.
DICAS PARA PERDER O MEDO DE INVESTIR
1 – EDUCAÇÃO FINANCEIRA
O conhecimento é um ativo fundamental na hora de investir. Compreender como funcionam os mercados e as ações pode ajudar a aliviar o medo dos investidores. Você também pode reduzir a ansiedade familiarizando-se com a economia, os investidores, as empresas e as influências do governo no mercado.
Na Central de Fondos temos a melhor solução para este ponto, desde o nosso glossário financeiro até os cursos de finanças on-line. Tudo em um só lugar.
2 – DEFINIR PERFIL DE RISCO
A perfil de risco É uma avaliação da disposição e capacidade de uma pessoa de assumir riscos. Isto é importante para determinar uma alocação adequada de ativos de investimento para uma carteira. As organizações utilizam um perfil de risco como forma de mitigar possíveis riscos e ameaças, conhecer-se como investidor é um ótimo primeiro passo para perder o medo de investir.
3 – DEFINIR ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO
Em finanças, um estratégia de investimento é um conjunto de regras, comportamentos ou procedimentos destinados a orientar a seleção de uma carteira de investimentos por um investidor. Os indivíduos têm objetivos de lucro diferentes e suas habilidades individuais tornam apropriadas diferentes táticas e estratégias.
4 – DEFINIR METAS
Nas finanças (assim como em qualquer atividade profissional) é muito importante definir metas, o que se espera alcançar do mercado financeiro. Um plano de aposentadoria, renda extra, proteção de seu patrimônio contra a inflação, etc. Uma vez definido isso, as ações a realizar ou os cursos em que se deve inscrever começam a ficar cada vez mais claros e o desconhecido é mitigado.
5 – COMECE A INVESTIR
Depois de concluídas as etapas anteriores, só falta começar. Não é necessário começar grande ou com carteiras arriscadas, mas sim familiarizar-se com um plataforma de investimento (como o da Central de Fondos) e dar os primeiros passos é uma das melhores formas de aprender.