Antes de analisarmos os principais prós e contras de investir, temos que começar pelo básico: o que é imobiliário? É o que chamamos de imóveis que não podem ser deslocados do local onde estão, ou seja, estão física e legalmente vinculados ao terreno e não podem ser deslocados. Por esta razão, também são frequentemente chamados de imóveis.
O mais comum é uma casa, mas também pode ser outro bem imobiliário (uma garagem, um espaço comercial ou um escritório), ou outro imóvel mais básico (terrenos não urbanizados, por exemplo).
Vantagens do investimento imobiliário
Existem ativos de muitos preços
Desde um terreno urbanizável a um armazém industrial, passando por uma garagem, um escritório ou uma habitação para uso próprio ou para arrendamento, são muitas as opções de compra que requerem diferentes capacidades económicas. De alguns milhares de reais a milhões. Além disso, é comum que os bancos ofereçam empréstimos e hipotecas para esse tipo de aquisição.
Protege o valor do investimento em períodos inflacionários
Este é um setor menos exposto que outros a oscilações repentinas de preços, uma vez que diminuições ou aumentos demoram a ocorrer.
Além disso, em períodos de inflação elevada, o seu valor tende a aumentar, pelo que serve de cobertura para proteger a poupança e manter o seu poder de compra.
Morar, reformar ou alugar
Espanha é um mercado em que tradicionalmente a compra de habitação de utilização regular tem sido escolhida como alternativa a outras como o arrendamento. Nesse caso, se com o passar do tempo, devido a uma mudança nas necessidades familiares, preferências ou motivos de trabalho, se decidir vender, O proprietário poderia obter um ganho de capital se o preço do imóvel aumentou.
Outras opções relacionadas ao investimento em imóveis mais voltadas à busca de rentabilidade seriam:
- Compre um imóvel fazer uma reforma para aumentar seu valor e vender.
- Aluguel. Quer se trate de um estabelecimento comercial, de um escritório ou de uma habitação, de onde será obtido um rendimento mensal ou anual.
É necessário um capital inicial significativo
Você pode investir em ações da bolsa ou em fundos de investimento com pouco dinheiro. Porém, o preço dos imóveis é mais alto. Mesmo no caso de pedir um empréstimo ou hipoteca para aquisição de terreno ou imóvel, normalmente é necessário ter uma parcela do dinheiro para arcar com a entrada e despesas associadas à operação.
Não é isento de riscos
Embora investir em ofertas imobiliárias perspectivas de rentabilidade muito boas, é preciso lembrar que não existe investimento que esteja isento do risco de perder parte, ou mesmo a totalidade, do dinheiro investido. Da mesma forma que as ações de uma empresa podem perder valor, no setor imobiliário também podemos encontrar perdas de capital em vez dos desejados ganhos de capital. Especialmente se tivermos comprado a preços próximos do limite máximo em zonas com demasiada oferta ou onde a procura está a diminuir.
Um investimento de longo prazo e ilíquido
O normal é que para gerar ganhos de capital é preciso ter paciência e deixar o investimento amadurecer alguns anos até que seu valor aumente e valha a pena vendê-lo. Durante esse período o capital investido não estará disponível. Quer dizer, não haverá liquidez ou acesso imediato a esse dinheiro ao contrário de outros tipos de operações, como ações listadas ou fundos de investimento, nas quais você pode desinvestir rapidamente.
Despesas de manutenção
Se, em vez de comprar para vender, se busca um retorno mensal ou anual com o aluguel do imóvel adquirido, nem tudo será lucro. Muitas vezes é necessário fazer um investimento adicional no imóvel para que ele tenha mais valor quando alugado. Além disso, os custos de manutenção devem ser levados em consideração: renovar a pintura, ligações elétricas, janelas, torneiras, etc. Se em vez de uma habitação for um escritório ou armazém industrial, o investimento será provavelmente maior.
Investir em veículos específicos como alternativa
A maior parte das desvantagens acima mencionadas podem ser atenuadas se, em vez de fazer o investimento diretamente no imobiliário, este for feito através de um veículo de investimento.
São veículos cotados que captam recursos junto de inúmeros investidores e os investem na aquisição, promoção e reabilitação de ativos imobiliários para venda ou arrendamento. Os benefícios que obtêm desta atividade são distribuídos entre os seus participantes.
Estes instrumentos de investimento concentram-se normalmente em diferentes segmentos do setor imobiliário como escritórios, indústrias, hotéis ou centros comerciais, ativos aos quais um investidor individual sozinho normalmente não conseguiria aceder dado o seu elevado preço.