Há cada vez mais meios de pagamento ao nosso alcance para as compras que fazemos diariamente, mas os reis indiscutíveis permanecem os mesmos há anos: dinheiro e cartões. A primeira, de acordo com o ‘Estudo sobre hábitos de utilização do dinheiro 2023’ publicado pelo Banco de Espanha, é utilizada diariamente por 65% da publicação; contrasta com os 32% da população que utilizou cartão ou com os 10% de cidadãos que pagaram com aplicações móveis
O estudo não distingue entre os dois tipos de cartão bancário mais comuns, débito e crédito, mas a Mastercard o faz em seu ‘Barômetro de utilização de cartão para Pessoas Físicas’. Segundo este relatório, o cartão de débito é de longe o preferido dos espanhóis: tem uma penetração de 81%, contra 53% do cartão de crédito.
Essa preferência pelo cartão de débito tem uma explicação simples. Ao permitir que você utilize apenas o dinheiro que tem em conta corrente, fica mais fácil manter o controle do dia a dia. Os cartões de crédito, que permitem pagar uma compra mesmo que não tenha saldo no momento (será cobrado posteriormente), exigem mais planejamento para garantir que, quando chegar a hora, a conta terá fundos suficientes para saldar a dívida. Se você está com boa saúde financeira e tem um orçamento familiar controlado, o cartão de crédito oferece, em troca desse maior esforço de planejamento, a flexibilidade de comprar algo agora, mesmo que no momento ainda não se tenha dinheiro para pagá-lo.
O pagamento com cartão, de qualquer tipo, ocorre sem problemas na maioria dos casos, mas às vezes os terminais utilizados para realizar a operação apresentam algum tipo de erro. Embora o próprio PDV indique em seu código de erro o motivo exato da rejeição, estas são as circunstâncias mais comuns:
- Não há fundos suficientes. Ao pagar com cartão de débito, a conta a que está associada deve ter aquela quantia em dinheiro naquele exato momento para efetuar o pagamento. Caso contrário, o banco rejeitará a transação. Uma forma rápida de verificar se foi isso que aconteceu é consultar a conta através do ‘app’ da entidade.
- O cartão não está ativo. Se for um cartão novo e for a primeira vez que pagamos com ele, podemos simplesmente ter esquecido de ativá-lo quando o recebemos. Podemos fazer isso naquele exato momento através do ‘app’ do banco.
- O banco bloqueou o cartão. Caso a entidade tenha notado movimentos e pagamentos estranhos com o cartão, ela pode bloqueá-lo por segurança. Ou seja, aquelas movimentações que o banco registra como estranhas podem ser fruto de roubo ou duplicata fraudulenta, ou seja, alguém não autorizado estaria gastando o dinheiro do titular. Se você está tentando pagar com cartão físico naquele momento (e não através de um ‘app’ no seu celular), é evidente que ele não foi roubado, mas pode ter sido duplicado. De qualquer forma, entrar em contato com o banco ajudará a resolver o problema.
- O cartão expirou. Embora hoje em dia seja normal que o banco envie o novo cartão automaticamente alguns dias antes do vencimento do antigo, se ele não chegou a tempo, o envio não ocorreu por algum motivo ou simplesmente esquecemos de substituí-lo em nossa carteira, o problema pode ser devido ao fato de estarmos tentando pagar com um cartão vencido.
- O limite diário foi excedido. Na compra do cartão, normalmente é estabelecido algum tipo de limite diário, tanto para saques quanto para compras. Se o limite for excedido com o produto ou serviço pelo qual você está tentando pagar, o banco rejeitará a transação. Normalmente, o limite pode ser modificado no aplicativo móvel da entidade.
- Problemas de conexão ou leitura. Não se trata de uma rejeição da transação em si, mas sim de erros de comunicação com o banco (às vezes, se houver problemas de internet ou de cobertura, isso pode ocorrer) ou de as informações do cartão não terem sido lidas corretamente, por exemplo, tendo passado. muito rapidamente ou porque está danificado de alguma forma. Se isto acontecer, normalmente o pagamento ainda pode ser feito inserindo manualmente os dados do cartão.
Depois de verificar se você realmente possui fundos (se não os tiver, poderá fazer uma transferência de outra conta se houver dinheiro suficiente naquela) e se o cartão não expirou, é melhor entre em contato com o banco para descobrir qual é o problema. Enquanto está resolvido, para não ficar sem fazer a compra ou esperar muito tempo na loja, o ideal é tentar outro meio de pagamento.