O inteligência emocional refere-se à capacidade de perceber, controlar e avaliar emoções. Enquanto alguns pesquisadores sugerem que a inteligência emocional pode ser aprendida e fortalecida, outros afirmam que é uma característica inata.
Os seres humanos são seres sociáveis e emocionais. Portanto, a forma como expressamos e gerenciamos nossas emoções molda nossas vidas. Da mesma forma, a capacidade de compreender, interpretar e responder às emoções dos outros também é essencial.
Imagine um mundo onde você não consegue entender quando um amigo está triste ou quando um colega de trabalho está com raiva. A empatia é essencial em qualquer relacionamento.
Os psicólogos referem-se a esta capacidade como inteligência emocional, e alguns especialistas até sugerem que pode ser mais importante do que o QI no seu sucesso geral na vida.
IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NOS NEGÓCIOS
Quando um local de trabalho tem uma cultura subdesenvolvida, as pessoas têm mais dificuldade em trabalhar juntas como uma equipe. As pessoas podem tornar-se passivas ou adotar uma abordagem agressiva nas suas interações regulares.
Dois dos sinais reveladores desta situação no escritório são a incapacidade de aceitar críticas e de reconhecer os próprios erros.
Por outro lado, as organizações e os empregadores que priorizam a inteligência emocional promovem uma ambiente de trabalho seguro onde as pessoas trabalham em estreita colaboração para resolver problemas, assumir o controle de quaisquer contratempos e manter a cabeça fria quando estão sob pressão.
Aqui estão alguns benefícios adicionais de promover uma alta inteligência emocional no local de trabalho:
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Melhorar a liderança:
Um gerente é alguém que supervisiona seus subordinados diretos. Um líder é alguém que constrói confiança nos indivíduos de sua organização e os inspira a ter sucesso.
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Cultive uma cultura empresarial positiva:
Uma forte cultura empresarial atrai e produz melhores trabalhadores. As empresas que conquistam a lealdade de grandes talentos obtêm 33% mais receitas do que as empresas que têm uma cultura empresarial pobre.
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Incentiva a colaboração e o trabalho em equipe:
Uma empresa que prioriza a inteligência emocional cria ambientes seguros onde os funcionários sabem que são respeitados e não têm medo de falhar diante dos colegas.
Este nível de confiança numa organização produz uma melhor colaboração no trabalho em equipa, o que pode melhorar a produtividade e as taxas de sucesso.
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Ajuda na gestão de conflitos:
Finalmente, as pessoas que estão equipadas com inteligência emocional são mais capazes de aceitar críticas e permanecer calmas num conflito no local de trabalho. Isso resulta em menos tempo discutindo e mais tempo resolvendo problemas.