O fim modelo de negócio refere-se ao plano de uma empresa para obter lucros. Identifique os produtos ou serviços que a empresa planeja vender, seu mercado-alvo identificado e quaisquer despesas previstas. Os modelos de negócios são importantes tanto para empresas novas como para empresas estabelecidas.
Ajudam empresas novas e em desenvolvimento a atrair investimentos, recrutar talentos e motivar a gestão e o pessoal. As empresas estabelecidas devem atualizar regularmente os seus planos de negócios ou não serão capazes de antecipar as tendências e desafios futuros. Os planos de negócios ajudam os investidores a avaliar as empresas que lhes interessam.
EXEMPLOS DE MODELOS DE NEGÓCIOS
Um exemplo popular de modelo de negócios é o modelo de assinatura, em que as empresas cobram uma taxa de assinatura (mensal, anual, etc.) para que os clientes acessem um serviço. É claro que esse tipo de modelo de negócios pode ser ajustado e customizado para cada negócio individual.
- Que tipo de produto ou serviço uma empresa venderá?
- Como você pretende comercializar esse produto ou serviço?
- Que tipo de despesas você enfrentará?
- Como você espera obter lucro?
Em última análise, é imperativo compreender como o seu negócio ganhará dinheiro e dinheiro suficiente para permanecer rentável depois de os custos iniciais e adicionais serem considerados na equação – este é o seu modelo de negócio.
TIPOS DE MODELO DE NEGÓCIO
Existem tantos tipos de modelos de negócios quanto tipos de negócios. Por exemplo, vendas diretas, franquias, lojas baseadas em publicidade e lojas físicas são exemplos de modelos de negócios tradicionais. Existem também modelos híbridos, como empresas que combinam o varejo online com lojas físicas ou organizações esportivas.
Cada plano de negócios é único dentro dessas categorias amplas. Considere a indústria de barbear. A Gillette tem o prazer de vender seu cabo de barbear Mach3 a preço de custo ou menor para conquistar clientes regulares para suas lâminas de barbear mais lucrativas. O modelo de negócio baseia-se em ceder o cabo para concretizar a venda de pás.
Na verdade, esse tipo de modelo de negócios é chamado de modelo da lâmina de barbear, mas pode ser aplicado a empresas de qualquer ramo que vendam um produto com grande desconto para fornecer um bem dependente a um preço consideravelmente mais alto.
Os modelos de negócios não envolvem apenas receitas; você também deve considerar os custos de produção e outros fatores para ter uma visão completa. O que envolve a criação de um modelo de negócios?
Aqui estão 10 componentes que você deve manter em mente:
- Proposta de valor: Uma característica que torna seu produto atraente para os clientes.
- Mercado Alvo: Um grupo específico de consumidores que estariam interessados no produto.
- Vantagem Competitiva: Uma característica única do seu produto ou serviço que não pode ser facilmente copiada pelos concorrentes.
- Estrutura de custos: uma lista das despesas fixas e variáveis que sua empresa necessita para operar e como elas afetam os preços.
- Métricas-chave: as maneiras como sua empresa mede o sucesso.
- Recursos: Os ativos físicos, financeiros e intelectuais da sua empresa.
- Problema e solução: os pontos fracos de seus clientes-alvo e como sua empresa pretende satisfazê-los.
- Modelo de Receita: Uma estrutura que identifica fontes de receita viáveis a serem buscadas.
- Fluxos de receita: as múltiplas maneiras pelas quais sua empresa pode gerar receita.
- Margem de lucro: o valor que sua receita excede os custos do negócio.
Esses são os elementos essenciais que constituem um modelo de negócios e que provavelmente mudarão à medida que seu negócio amadurece. Desde o início, você pode não ter uma ideia clara de como será cada um desses componentes para o seu negócio.