O popular índice Big Mac é usado para medir a paridade do poder de compra entre países ao redor do mundo e toma como referência o popular hambúrguer da rede de fast food. Quem o inventou e em que consiste, nós lhe diremos.
Idealizado por uma popular revista de economia em meados da década de 1980, o Índice Big Mac tornou-se um padrão global para comparar preços de bens e serviços em todo o mundo. A escolha do famoso hambúrguer como ponto de comparação se dá porque ele está presente em quase todos os países do globo.
O Índice Big Mac, publicado pela The Economist, é uma forma de medir se as taxas de câmbio do mercado para as moedas de diferentes países estão sobre ou subvalorizadas. Para isso, cada moeda é medida com um valor padrão, no caso, o hambúrguer Big Mac vendido pelos restaurantes McDonald’s em todo o mundo.
Como o hambúrguer Big Mac é um produto preparado da mesma forma e com os mesmos ingredientes em todos os lugares, o argumento é que deveria ter o mesmo custo relativo em todos os países. As diferenças no custo de um Big Mac expresso em dólares americanos refletem, portanto, diferenças no poder de compra de cada moeda.
O índice Big Mac é baseado na teoria da paridade do poder de compra (PPC).), que afirma que, no longo prazo, as taxas de câmbio tendem a equalizar o preço dos bens e serviços nos diferentes países. Como um Big Mac é um Big Mac aqui ou na China, ele representa uma “cesta de produtos” ideal para ser medida em todo o mundo.
HISTÓRIA DO ÍNDICE BIG MAC
O índice Big Mac, também conhecido como “Burgernomics”, foi criado em 1986 pelo prestigiado meio de comunicação económico The Economist. Surgiu como um guia descontraído que buscava saber se as moedas mundiais estavam em pé de igualdade. Rapidamente ganhou ampla aceitação em todo o mundo, surpreendendo até mesmo seus próprios criadores.
“A Burgernomics nunca pretendeu ser um indicador preciso das disparidades monetárias, mas simplesmente uma ferramenta para tornar a teoria da taxa de câmbio mais digerível”, observaram os editores da publicação a este respeito. No entanto, o índice Big Mac tornou-se um padrão global, é objeto de estudo e foi incluído em diversos livros didáticos de economia.
O QUE É O ÍNDICE BIG MAC?
O índice Big Mac baseia-se na teoria da paridade do poder de compra (PPC), uma teoria económica que apoia a ideia de que o dólar deveria comprar a mesma quantidade de bens ou serviços em todos os países.
A paridade do poder de compra é a ideia de que os itens devem custar o mesmo em diferentes países, dependendo da taxa de câmbio do momento. Porém, A realidade mostra que isso nem sempre é verdade. devido a vários fatores, como as taxas de imposto de cada país.
Em essência, a chave para o índice do Big Mac está em demonstrar que um dólar americano pode comprar mais em alguns países do que em outros. Como o hambúrguer Big Mac deveria ser “idêntico” em todos os países, isso permite observar diferenças de preços.
O Índice Big Mac é calculado dividindo o preço de um Big Mac em um país pelo preço de um Big Mac em outro país em suas moedas locais. O valor obtido será a taxa de câmbio. Este valor é então comparado com a taxa de câmbio real. Se o valor obtido for superior à taxa de câmbio, a primeira moeda está sobrevalorizada. Por outro lado, se o valor for inferior ao câmbio, a primeira moeda fica desvalorizada em relação à segunda. Este método é útil em países onde não estão disponíveis índices fiáveis ou dados oficiais precisos.
O CASO BRASIL
Embora os cidadãos e investidores em países com economias fortes como os Estados Unidos não vejam muita utilização no índice Big Mac, este recurso é muito útil em locais onde não existem índices fiáveis disponíveis, talvez devido a estatísticas governamentais manipuladas ou à falta de informações oficiais publicadas. dados. . Nesses países, os investidores têm muitas vezes dificuldade em comparar a inflação ao consumidor com as taxas de câmbio.
Entre 2010 e 2012, muitos economistas acreditavam que o Brasil estava a modificar os seus dados oficiais de preços no consumidor para desviar a atenção da sua verdadeira e elevada taxa de inflação. The Economist usou o Índice Big Mac para descobrir que a taxa média anual de inflação para hambúrgueres era de 19%, muito superior à taxa de inflação oficial de 10% que o país relatou em janeiro de 2011. Esses insights poderiam ter ajudado os investidores internacionais a ter uma ideia real de inflação ao tentar avaliar títulos ou outros títulos que respondam à inflação.
Embora o Índice de Preços no Consumidor (IPC) seja uma medida fundamental da inflação, alguns economistas acreditam que certos bens podem fornecer um indicador mais preciso. No caso do índice Big Mac, isto é muito útil, embora deva ser destacado que inclui apenas um artigo, o que mostra que, embora seja muito útil, não é a verdade absoluta.