Homens, mulheres e dinheiro. Embora vivamos numa época em que a igualdade de género está na agenda de todos, as diferenças e comparações entre homens e mulheres ainda estão na ordem do dia. E quando se trata de dinheiro, não é de surpreender que haja um grande debate sobre quem faz melhor uso dele. Quem é melhor em poupar e investir? Homens ou mulheres? Revisamos algumas conclusões e particularidades.
“É um mundo de homens”, diz a famosa canção do cantor James Brown. E o mundo moderno, tanto na esfera social como empresarial, tem sido largamente dominado pelo género masculino. Felizmente, as coisas parecem estar mudando aos poucos e, graças ao avanço dos diversos movimentos sociais, as mulheres se sentem mais capacitadas para enfrentar novos desafios. Entre eles, a gestão das finanças pessoais e dos investimentos.
No entanto, os estereótipos abundam e mesmo nestes tempos há quem pense que as mulheres têm menos capacidade de gerir o dinheiro do que os homens. É realmente assim? Ao longo da história, muitas mulheres demonstraram o seu talento nos mercados e hoje, com a ajuda da tecnologia, o número está a multiplicar-se.
HOMENS, MULHERES E DINHEIRO: QUEM LIDA MELHOR
As mulheres sempre tiveram uma certa reputação de “desperdiçar” dinheiro. No entanto, diferentes inquéritos sugerem que as mulheres gerem melhor o dinheiro do que os homens. Isto se deve a vários problemas. Entre eles, uma maior esperança de vida, uma maior dedicação às questões da maternidade e, finalmente, uma disparidade salarial que, apesar dos progressos nas lutas de género, permanece em vigor.
Diferentes factores como os descritos acima deram às mulheres melhores competências de gestão financeira do que aos homens. E tem mais…Em todo o mundo, as mulheres ganham menos que os homens. Da mesma forma, as responsabilidades do trabalho não remunerado, que inclui a manutenção da casa e o cuidado dos filhos, geralmente recaem sobre as mulheres.
Apesar das adversidades e dos mandatos, as mulheres conseguiram capitalizar as suas experiências e, graças a isso, aprenderam a gerir o seu dinheiro de forma mais eficiente. Até as empresas começaram a ver valor nessas qualidades e é cada vez mais comum ver mulheres em posições hierárquicas. Somada ao talento intelectual está uma qualidade sensível que lhes confere maior compreensão e empatia pelos outros.
Quando se trata de investir, as mulheres têm vantagem sobre os homens, pois são muito melhores em poupar dinheiro. Da mesma forma, diferentemente dos homens, as mulheres têm um perfil mais cauteloso e, embora optem por investimentos mais ousados, sempre o fazem após uma análise cuidadosa. Os homens, por outro lado, tendem a se deixar levar mais facilmente pelas emoções e pela “matilha”.
O mesmo acontece com ordem e disciplina. Historicamente, as mulheres foram pressionadas a cumprir diferentes mandatos: sentar-se direitas, estar em forma, agradar aos seus parceiros e muito mais… Este flagelo do patriarcado levou a uma facilidade em manter o bom comportamento e a disciplina, dois valores de grande importância. peso quando se trata de investir e sustentar uma estratégia de longo prazo.
Por outro lado, o facto de serem mães, esposas, filhas e também profissionais deu às mulheres a capacidade de serem muito boas no desempenho de múltiplas tarefas. Isto permite-lhes ter diferentes frentes em torno do dinheiro sob sua proteção: desde a administração até aos gastos, à poupança e ao investimento.
Como dominar as finanças além do gênero
Muitos estudos foram realizados sobre os diferentes hábitos de investimento de homens e mulheres. A maioria conclui que os homens tendem a ser mais confiantes nos seus conhecimentos financeiros e estão mais abertos a investimentos de risco. Entretanto, as mulheres são mais cautelosas e têm os olhos postos no futuro. Contudo, em termos de retornos, os obtidos pelas mulheres tendem a ser mais estáveis do que os do homem médio.
Embora homens e mulheres possam gerir o seu dinheiro com a mesma facilidade, as mulheres tiveram de travar outras batalhas para se tornarem financeiramente independentes, pelo que os seus esforços são duplamente valiosos. Felizmente, há cada vez mais progressos em termos de igualdade de género e é por isso que ambos os sexos devem cultivar a sua educação financeira de forma igual.
Não importa o gênero: o melhor momento para investir é agora. Se você está em um relacionamento, aproveite para unir forças e traçar um plano financeiro que se adapte aos seus objetivos e necessidades. Existem muitas técnicas de poupança, desde o método Kakebo até à regra 50/30/20. Quando se trata de investimentos, a tecnologia acompanha a tarefa com grandes benefícios.