Se você tem alguma dívida e seu principal objetivo neste momento é quitá-la o quanto antes, vamos mostrar algumas estratégias que podem te ajudar a agilizar esse processo.
Obviamente dependendo do valor da sua dívida, dos juros, da sua renda e, principalmente, dos seus hábitos financeiros, você conseguirá sair dela em mais ou menos tempo.
Sair das dívidas tem muitas vantagens:
- Você vive mais pacificamente.
- Você pode economizar mais dinheiro para emergências.
- Você tem mais dinheiro para investir.
- Você é o dono do seu dinheiro e não um escravo do seu credor.
Porém, para muitos, endividar-se é algo muito fácil de fazer, mas difícil de reparar, e para evitar cometer esse erro é muito importante ter clareza sobre as nossas prioridades financeiras.
Também é muito importante que você tenha em mente que é um processo que leva tempo, mas se você estiver organizado poderá fazê-lo.
Para ajudá-lo a se organizar, sugerimos que você siga os seguintes passos:
- Faça uma lista de suas dívidas.
- Identifique aqueles com as taxas de juros mais altas, pois é a eles que você deve dar prioridade.
- Tenha visível o valor que você deve, a quem e quando terminar de pagá-lo.
- Escreva o motivo pelo qual você adquiriu cada dívida.
Depois de fazer isso, você ficará surpreso com o quão claras serão as perspectivas para sair desse fardo tão pesado quanto a dívida e poderá focar seus pensamentos na construção de sua liberdade financeira, mas primeiro vamos falar sobre as estratégias que pode ajudá-lo a pagar sua dívida o mais rápido possível.
COMO PAGAR MAIS RÁPIDO:
-
Pague sempre todo o valor mensal devido no seu cartão
No começo pode ser difícil para suas finanças, mas pense que são apenas sacrifícios que você terá que fazer no início.
A ideia é que você consiga identificar em que paga mais juros e eliminar essa dívida primeiro.
Se essa dívida for muito alta e difícil de pagar, talvez você possa considerar contrair dívidas em outro lugar a uma taxa de juros mais baixa para saldar essa grande dívida. Para isso, recomendamos que você investigue os planos de financiamento que seu banco possui para seu cartão de crédito.
-
Priorize suas despesas
Às vezes destinamos nosso dinheiro para compras desnecessárias porque não estabelecemos nossas prioridades financeiras.
Para determinar quais são as nossas despesas realmente importantes, devemos perguntar-nos constantemente o que o nosso dinheiro realmente compra, o que nos permitirá identificar quais despesas são supérfluas e quais são realmente necessárias.
Se você está endividado agora, deve ter mais cuidado com a forma como gasta. Antes de pagar por algo, pergunte-se se você realmente precisa daquilo.
Uma dica que damos é que você considere se o que você vai comprar é algo que você pode substituir momentaneamente por algo caseiro e assim adiar a compra até sair das dívidas.
-
Revise suas despesas básicas
Suas despesas necessárias devem ser iguais a 50% de sua renda, no máximo 60%. Se ultrapassar esse valor deverá repensar estes custos. Você pode estar pagando um aluguel caro, então deve procurar um lugar mais barato e procurar outras opções dentro do seu orçamento.
Verifique também se você desperdiça muito com comida, às vezes sem perceber você compra mas acaba jogando fora metade do mercado. Fazer uma lista de compras com o que você precisa também te ajudará a economizar muito dinheiro.
-
Gerar renda extra
Ter uma renda extra é sempre importante e principalmente neste caso, o dinheiro extra pode fazer uma grande diferença para pagar mais rápido.
Pense em como você pode ganhar mais dinheiro: fazer horas extras, dar aulas particulares, vender produtos de catálogo, vender alimentos (por exemplo, lanches no trabalho), vender suas habilidades (fazer manicure, escovar cabelo, etc.). Estas são maneiras rápidas e fáceis de ganhar dinheiro e podem ser um plano de curto prazo. Também funciona muito bem se você quiser aumentar suas economias para investir mais tarde.
Sabemos que no começo pode ser cansativo, mas é só na hora de pagar sua dívida, lembre-se que sua prioridade deve ser primeiro organizar suas finanças, depois guardar dinheiro e investi-lo para fazê-lo crescer.
-
Restrinja suas despesas ao máximo ou congele determinadas despesas
Ao começar, crie um orçamento mensal onde você gasta o mínimo de dinheiro, cumpra-o e economize o máximo que puder para saldar sua dívida. Você também pode congelar certas despesas. Pare de comprar roupas ou itens que não sejam essenciais, por exemplo, até conseguir cumprir todos os seus compromissos.
6. Lembre-se que cada peso conta
Às vezes pensamos que essas pequenas despesas extras não vão afetar nossas finanças, mas quando você menos acredita, muito dinheiro já foi roubado de você. Portanto, se um dos seus pontos fracos é ter despesas com formigas todos os dias, comece a anotar cada peso que você gasta, por menor que seja. Isso permitirá que você tenha mais consciência de onde está gastando seu dinheiro e se isso é realmente necessário.
Sair das dívidas muitas vezes é difícil, mas não impossível. Você só precisa ter muita disciplina e foco no seu objetivo.
Pode parecer um sacrifício, mas não só o ajudará a tirar um peso dos ombros, mas também a ter controle de suas finanças e a conduzi-las no caminho que deseja.
Depois de sair dos seus compromissos, economizar será muito mais fácil.