Economizar tornou-se uma tarefa cada vez mais difícil e, ao mesmo tempo, mais necessária, sobretudo face ao cenário de incerteza e instabilidade que o país atravessa.
É possível que, se o seu salário mal dá para as despesas diárias, você pense que economizar é impossível. No entanto, existem muitas maneiras de conseguir isso, organizando e assumindo o controle de nossas finanças pessoais.
A seguir, compartilhamos 5 dicas fundamentais para que você comece a organizar sua forma de poupar e dê os primeiros passos rumo à liberdade financeira que sempre sonhou.
- Monitore e registre suas despesas mensais.
Durante um mês, identifique com o máximo de detalhes possível onde você gasta seu dinheiro. Não omita nada. A ideia é que você consiga identificar se está gastando mais com coisas que não são de vital importância para o seu dia a dia. Além disso, isso permitirá que você saiba exatamente quanto pode destinar para poupança e nos meses seguintes poderá separar no início do mês.
- Defina uma meta de economia.
Muitas vezes, ter um objetivo claro de poupança nos ajuda a economizar melhor. Idealmente, esse objetivo deve ser mensurável e alcançável. Para evitar a depressão, é melhor começar com metas menores e aumentá-las à medida que você alcança seus objetivos. Ao mesmo tempo, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, em prazos não superiores a 12 meses.
Para alcançar o sucesso no plano, consistência e disciplina serão vitais, pois você poderá ter que se privar de despesas de que costuma desfrutar. Não se esqueça que você está fazendo isso para atingir seu objetivo, além disso, quais resultados você espera obter fazendo a mesma coisa de sempre? Você também pode escrever a meta em um lugar onde sempre possa vê-la. Esse será o seu lembrete e força motriz.
- Decida onde você vai economizar.
Tenha em mente que suas economias debaixo do colchão não crescem, por isso o melhor é optar por investi-las em um instrumento financeiro que seja confortável para seu perfil e objetivos.
Para isso, você pode consultar um consultor financeiro, que poderá ajudá-lo a tomar as melhores decisões caso você não seja um especialista no assunto de investimentos e finanças pessoais.
- Faça da poupança um hábito automático.
Não é fácil destinar parte do nosso dinheiro mensalmente para poupança, mas com determinação e disciplina você consegue.
O objetivo é que você transforme isso em um hábito, onde você possa começar a separar suas economias das despesas sempre no início de cada mês e não o contrário.
- Gaste com sabedoria.
Ao fazer suas compras há coisas que você deve ter em mente que podem ajudá-lo a economizar muito dinheiro.
Por exemplo, planeje sua compra para gastar apenas com o que você realmente precisa, compare preços antes de comprar. Às vezes, compramos o produto que precisamos assim que o vemos, podendo comprá-lo um pouco mais barato em outro lugar.
Utilize cupons, eles são sempre um excelente aliado para quem tem gastos justos e claro, tenha sempre claro o que vai comprar e não ceda às tentações.
Antes de comprar um produto por impulso, reserve um período de 48 horas para pensar sobre isso. Se depois desse tempo você ainda quiser comprá-lo é porque realmente precisa dele. Se não, possivelmente foi apenas um momento de impulsividade.