O mercado oferece uma ampla gama de soluções para que ninguém fique sem pagar a sua parte. Graças à tecnologia incorporada nas aplicações móveis, é cada vez mais fácil partilhar o custo de uma refeição, de uma viagem ou de um presente entre várias pessoas. Abaixo oferecemos uma lista de alguns dos aplicativos mais usados:
Dividido
Com mais de 10 milhões de downloads, esse aplicativo, disponível tanto para iOS quanto para Android, permite que seus usuários dividam despesas de uma forma muito simples. Destaca-se a possibilidade de activar diversas funções: pagamentos em partes iguais, introdução do pagamento que corresponde ao utilizador ou simplificação de transacções quando existem vários pagamentos interligados entre várias pessoas. Graças a isso fica muito mais fácil organizar despesas coletivas, embora também permita organizar despesas individuais, alternar entre mais de 100 moedas, adicionar despesas recorrentes ou até mesmo adicionar registros offline.
Como particularidade, só permite inserir pagamentos: o dinheiro não é gerenciado diretamente, apenas a nível consultivo. Caso queira pagar uma dívida com uma das pessoas com quem você divide despesas, você pode confirmar que ela foi paga manualmente no aplicativo, mas não é possível enviar dinheiro pelo SplitWise.
Triconto
A palavra ‘Tricount’ combina as palavras inglesas ‘triangular’ e ‘account’ para descrever um método que visa equilibrar as contas de um grupo de pessoas de forma simples e colaborativa. O aplicativo é gratuito e também está disponível para IOS e Android, plataformas nas quais acumulou mais de cinco milhões de downloads. Tricount oferece a possibilidade de criar uma lista compartilhada de transações para equilibrar despesas entre várias pessoas, sejam elas veranistas, colegas de quarto, etc.
Esta solução permite que cada membro do grupo insira as suas despesas para que Tricount as sincronize, calcule o saldo de cada participante e, uma vez estipulado o valor devido por cada um, ajuste as contas do grupo. Você pode até atribuir quantidades desiguais quando for necessário. Além disso, esta ferramenta permite consultar o saldo em tempo real e, caso alguém ultrapasse o orçamento estipulado, enviar um alerta. Como acontece com Splitwise também não oferece possibilidade de pagamento direto deste aplicativo.
Aplicativo BBVA na Espanha
A solução desenhada pelo BBVA supera a principal limitação das duas ‘apps’ anteriores. A nova ferramenta incluída na aplicação móvel da instituição financeira (Android | iOS | HarmonyOS) permite não só criar grupos para registo e partilha de despesas, como também Oferece também a possibilidade de liquidação de contas pendentes através de bizum ou transferência. A ferramenta está disponível tanto para clientes do BBVA como para quem opera com outra instituição financeira.
Quem quiser utilizar esta solução e não tiver conta no BBVA terá apenas que aceder à ‘app’ e registar-se gratuitamente. Os clientes devem entrar na secção ‘Experiências’, no menu lateral da sua aplicação móvel, carregar na opção compartilhar custos e crie um novo grupo ou aceite o convite para ingressar em um já formado.
A ferramenta permite inserir despesas de eventos específicos e compartilhá-las com os integrantes de um grupo criado para a ocasião ou gerenciar despesas recorrentes como aluguel de casa ou pagamento de contas, uma opção muito útil para casais ou colegas de quarto, por exemplo.
Todos os participantes do grupo poderão acompanhar a evolução dos valores pagos, escolher a forma de pagamento para liquidar as contas, seja em dinheiro, transferência ou Bizume marque as despesas pendentes como resolvidas.
Como baixar o ‘aplicativo’ do BBVA?
Espanha | México | Argentina | Perú | Colômbia | Uruguai
Bizum
Embora seja mais conhecida pelas transferências instantâneas entre indivíduos, esta plataforma também pode ser utilizada para dividir despesas entre grupos de amigos ou familiares de forma rápida e fácil. Atualmente ultrapassou 26 milhões de usuáriosque representa metade da população adulta espanhola, e alcançou 2,2 mil milhões de operações realizadas.
Dividir
É um aplicativo muito fácil de usar, pois não é obrigatório se cadastrar ou ter conexão com a internet para utilizá-lo. Caracteriza-se por oferecer um interface intuitiva onde você pode inserir os dados de despesas gerados por um grupo e exportá-los em formato Excel ou PDF. Da mesma forma, permite calcular a variação de até 150 moedas caso as pessoas estejam no exterior.
Billr
Esta aplicação, disponível apenas para IOS, foge à norma porque é específica para gerir o consumo nas refeições. Sua interface permite alocar individualmente as despesas do prato específico que cada comensal pediu e divida os petiscos, bebidas ou porções compartilhadas. Depois de calculados os valores, o aplicativo envia por e-mail ou mensagem de texto o que cada associado deve.
Divina
Oferece maior comodidade aos integrantes do grupo, pois não é necessário inserir as despesas manualmente: permite verificar os preços discriminados em um ticket de compra quem já tirou uma foto e arraste cada um dos elementos até o usuário correspondente.
Preço Juntos
As assinaturas digitais multiusuário, como os oferecidos pela Netflix ou Spotify, são cada vez mais comuns. Porém, por se tratar de valores pequenos e periódicos, é difícil organizar pagamentos entre várias pessoas. No final das contas, é fácil que haja esquecimento ou que toda a responsabilidade fique centralizada em uma pessoa do grupo.
O Preço Juntos é uma boa opção para evitar estes problemas, pois permite atribuir a cada usuário o valor correspondente. A operação é fácil. Uma vez cadastrado em seu site, a pessoa pode ingressar no grupo com o qual fará o pagamento da conta conjunta. A partir daí, você não pode se preocupar porque o aplicativo atua como um intermediário, recolhendo o dinheiro necessário de cada participante e pagando a plataforma escolhida. Desta forma, os usuários ficam livres de ter que se lembrar de efetuar pagamentos e a convivência no grupo é facilitada.
Uber
Existem aplicações que, em princípio, não costumam estar associadas à distribuição de despesas, mas que, atendendo às necessidades dos seus utilizadores, incorporaram ferramentas de saúde financeira. É o caso da plataforma Uber que, em viagens compartilhadas, oferece a opção de dividir a tarifa automaticamente do aplicativo e permite que cada pessoa pague sua parte da viagem através dele.
Para usufruir desta funcionalidade, todos os membros do grupo devem ter baixado o aplicativo e se cadastrar como usuários. Quando a despesa é dividida, eles recebem uma notificação por mensagem de texto com a cobrança que devem aceitar. O valor é igual para todos os membros do grupo.