Cometer um erro sobre o destinatário ou o valor de uma transferência bancária não é comum, mas às vezes acontece. Diante desse cenário, surge a pergunta: como corrigir um erro financeiro dessa magnitude? A resposta não é tão simples, mas existem algumas recomendações para administrá-la.
Uma transferência bancária envolve o envio de uma certa quantia de dinheiro de uma conta para outra. É um método rápido, fácil e seguro que se reflete imediatamente na conta receptora e, geralmente, não há custo adicional. Uma de suas principais vantagens é evitar o uso de dinheiro. No entanto, pode causar complicações se forem cometidos erros durante o processo de envio.
Errar ao inserir o destinatário ou a quantidade de dinheiro não é comum, mas pode acontecer. Porém, desfazer uma transferência não é uma tarefa simples. Na maioria dos casos, a recuperação do dinheiro enviado por engano depende da honestidade do destinatário involuntário.
Segundo o Ministério da Economia da Argentina, as transferências representam a transmissão de fundos entre contas, sejam próprias ou de terceiros, incluindo entidades bancárias tradicionais e virtuais.
A diferença entre uma transferência comum e uma imediata está na rapidez: estas últimas garantem o crédito instantâneo na conta receptora, sem custos ou comissões adicionais.
Para efetuar uma transferência é necessário ter uma conta bancária ou uma conta de pagamento, bem como conhecer o CBU (Código Bancário Uniforme) no caso de contas bancárias, ou o CVU (Código Virtual Uniforme) no caso de contas bancárias. para onde o dinheiro será enviado. É importante destacar que existe compatibilidade entre as transferências realizadas entre contas com CBU e aquelas com CVU.
Quando uma transferência é efetiva?
Jorge Lo Cascio, economista e professor da Escola Técnica da Universidade de Buenos Aires, afirma que os repasses são imediatos até um valor equivalente a 15.000 UVAs para operações em pesos por dia. Para moedas estrangeiras, O limite é de US$ 12.500 ou euros. Ultrapassado esse valor, deverá ser solicitada autorização à instituição financeira.
Gerenciar dívidas é fundamental para manter uma boa saúde financeira. Embora o crédito seja útil e acessível, o seu uso irresponsável pode levar a situações complicadas.
Lo Cascio acrescenta que “os transfers podem ser solicitados 24 horas por dia, todos os dias do ano. O serviço é gratuito e está disponível para clientes de todas as entidades financeiras, tanto bancos como carteiras virtuais.”
No caso dos bancos, podem ser feitas através de caixas multibanco ou Mobile Banking ou Home Banking. Existe também a possibilidade de agendamento antecipado dos transferes.
Uma transferência bancária pode ser cancelada?
“As transferências não podem ser canceladas”, afirma Cintia Godoy, contadora do Estudio Furlone. “Uma vez enviado, o banco não é possível desfazer a operação”.
O que você pode fazer é reportar o erro ao departamento operacional do banco, tanto para a conta de origem quanto para o destinatário. O banco Você pode iniciar um procedimento para a devolução do dinheiro, embora não se possa garantir que terá sucesso. Este processo pode ser extenso e às vezes envolver taxas adicionais.
O que você pode fazer, sem garantia de sucesso, é entrar em contato com a pessoa para quem foi feita a transferência. Se tiver sido enviado para o destinatário errado, poderá ser solicitado que você devolva o dinheiro, para que possa ser enviado novamente ao destinatário correto.
Caso o destinatário tenha acertado, mas o valor transferido não, poderá ser solicitado a devolução do excesso por meio de outra transferência.
“Isso não garante que tenhamos sucesso”, acrescenta Godoy, “porque a pessoa que recebe a transferência não é obrigada por nenhuma lei a devolvê-la. Estamos sujeitos à sua boa fé ao agir.”
O que ter cuidado antes de fazer uma transferência?
Ao transferir é possível encontrar duas situações infelizes:
- A primeira é errar em alguns dados e acabar transferindo para o destinatário errado. Envie o valor errado ou faça a mesma operação duas vezes e transfira o dobro do que queríamos.
- A segunda é ser vítima de um golpe ao tentar adquirir um produto ou serviço que exige transferência bancária como forma de pagamento. “Não é conveniente transferir dinheiro a terceiros para pagar um serviço ou produto”, afirma Lo Cascio.
- Perante a segunda situação, o economista sugere que ao comprar numa loja, “se pagarmos por transferência devemos verifique se a conta bancária corresponde ao proprietário do comércio. “Isso nos permite reclamar contra qualquer eventualidade.”
- Porque a transferência é algo que não pode ser desfeito, É importante tomar alguns cuidados ao enviar dinheiro:
- Verifique se é um destinatário que já foi agendado anteriormente e selecione o correto.
- Caso você seja um novo destinatário, adicione prestando atenção aos dados.
- Verificar a CBU/CVU ou o apelido.
- Verifica a número da conta, o banco de destino, o nome do titular e o DNI/CUIL.
- Verifique a quantidade de dinheiro antes de confirmar a transferência.
- Verifique se a vírgula e o ponto final indicam centavos ou decimais. Isso evitará a transferência acidental de um número maior do que o desejado.
- Caso a transferência imediata seja efectuada para um beneficiário regular, recomenda-se o agendamento na funcionalidade homebanking ou mobile, bem como a probabilidade de erro é reduzida na conta de destino.
- Para que seja feita qualquer transferência, cujo beneficiário não seja habitual e portanto não esteja agendado, é importante demorar alguns segundos no carregamento dos dados. Imediatamente após carregar o CBU, CVU ou Alias, o sistema exibe o nome da pessoa ou nome da empresa do titular da conta de destino, é quando deve ser verificado e depois confirmar a operação ou parar e corrigir o que for necessário.
Caso ocorra algum inconveniente, recomenda-se agir o mais rapidamente possível: informar o banco do erro, verificar o estado da transferência a partir do homebanking e verificar se é possível contactar o destinatário.