O evento, organizado pela Compass Latam, contou com uma série de painéis onde especialistas abordaram as novas tendências em gestão de liderança e as demandas do ambiente de trabalho.
No painel ‘Interrupção nos Tópicos de Aprendizagem’, María Eugenia Crespi, Discipline Leader Learning e Gestão de Talentos no BBVA na Argentina; Sebastián Cabezas, Diretor Universitário da Tecpetrol; e Elizabeth López, Diretora Regional de Pessoas e Talentos da Cartão de assistênciacom moderação de Valeria Fernández, líder de Cultura e Transformação Digital da Preparação LATAM.
María Eugenia Crespi partilhou a experiência do BBVA no processo de transformação da liderança dentro da organização e destacou a importância de evoluir o estilo de liderança às novas exigências do ambiente de trabalho.
“Há dois anos temos colocado muito foco neste papel de liderança. o setor bancário passou por uma transformação profunda, que exigiu mudanças nas práticas de liderança”, ele enfatizou. Para Crespi, o líder precisa administrar o dia a dia de sua especialidade e, ao mesmo tempo, ser um promotor de mudanças e se adaptar rapidamente às novas regras do jogo propostas pelo contexto, bem como às novas necessidades colocadas pelas equipes. “Por tudo isso, nosso estilo de liderança precisa evoluir”, destacou o especialista.
O Programa Liderança e Negócios, promovido pela Inspiring Girls e BBVA, encerrou sua terceira edição capacitando 45 adolescentes em habilidades de liderança, finanças, comunicação e inteligência emocional. Os workshops realizados na escola Ayalde de Bilbao permitiram dar visibilidade às referências femininas para atrair novas gerações de talentos femininos para diferentes setores para promover competências como liderança e comunicação em diferentes áreas.
Neste sentido, a gestão de Talento e Cultura do BBVA modificou o processo de avaliação anual. Até o ano passado, todos os líderes e colaboradores eram avaliados com as mesmas competências, mas este ano foram introduzidas novas competências específicas para gestores. Esses incluem liderar pelo exemplo, construir confiança, impulsionar o crescimento da equipe e promover o bem-estar da equipe. ““Esta mudança foi um passo importante para promover uma liderança mais inspiradora e adaptada às necessidades atuais”, observou.
Crespi também destacou a incorporação de uma medida de NPS (Net Promoter Score) do ‘gestor’, onde as equipes são questionadas se recomendariam seu técnico a um colega de equipe. “Esse feedback é crucial para o desenvolvimento contínuo dos líderes. Os resultados dessas avaliações culminam em um relatório personalizado para cada gestor, que serve como ferramenta de reflexão e planejamento do ano”, explicou o especialista.
Isto abriu o caminho para o planejamento com um ‘Plano recomendado‘ treinamento, pensado para personalizar o desenvolvimento de cada líder de acordo com suas necessidades específicas. Crespi explicou que esse plano se adapta a diversas situações, considerando se o gestor é novo, tem potencial, ocupa posição crítica ou possui lacunas em suas competências. Aproveitamos todos os dados que temos sobre os gestores e, por meio de ferramentas de inteligência artificial, priorizamos quais recursos vão para cada gestor, explicou.
O Plano Recomendado inclui programas regulares, experiências de gamificação como ‘Lidera’ e cursos focados em habilidades tradicionais e novas. Além disso, são abordados temas emergentes, como a inteligência artificial, garantindo que os líderes estejam preparados para desafios futuros.