A dedução de 15% no imposto sobre o rendimento das pessoas singulares na aquisição de veículos elétricos e instalação de pontos de carregamento é uma das grandes novidades da declaração de rendimentos de 2023 e uma medida que incentiva a transição verde. As pessoas que adquiriram e matricularam um veículo elétrico novo em Espanha entre 30 de junho de 2023 e 31 de dezembro de 2024 poderão beneficiar deste benefício fiscal.
É importante salientar que esta medida não significa o recebimento de rendimentos monetários enquanto tais, mas antes, como veremos mais adiante, permite a aplicação de uma dedução aos rendimentos do contribuinte. Além disso, deve-se levar em conta que Não é retroativo, pelo que não inclui a aquisição de veículos eléctricos fora do período indicado. Neste momento, a dedução é temporário e só poderá ser solicitado até o final de 2024.
Quais veículos podem se beneficiar da dedução
A medida abrange quase todos os tipos de veículos (desde automóveis de passageiros M1 a quadriciclos e motociclos) cuja utilização é privada e não está ligada a qualquer atividade económica. Se o veículo fosse posteriormente utilizado para estes fins, as deduções seriam perdidas.
É assim que você pode valorizar seu carro com BBVA Valora Coches
As pessoas que queiram beneficiar desta dedução devem verificar se o modelo que adquiriram está listado no Base de Veículos do Instituto de Diversificação e Poupança de Energia (IDAE). Além disso, no caso dos automóveis, deve-se verificar se o mesmo pertence ao categorias incluídos pela Agência Tributária: elétricos, híbridos plug-in e célula a combustível, entre outros.
No caso da categoria L, que inclui motocicletas e quadriciclos (os ciclomotores estão excluídos desta dedução), é obrigatório que sejam certificados como veículos eléctricos, entre outros requisitos. As motocicletas devem transportar bateria de lítioter uma potência de motor de pelo menos 3 kW e uma autonomia mínima de 70 quilômetros.
O BBVA renova por mais um ano o seu acordo com a TaxDown, colaboradora social da Agência Tributária, para ajudar todos os clientes do banco na declaração do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRPF). Com esta aliança, os clientes BBVA que acedam ao TaxDown através da ‘app’ do banco e que utilizem o cartão BBVA como meio de pagamento poderão ter um desconto de 25% em todos os planos TaxDown. Em 2023, mais de 60.000 clientes bancários utilizaram os serviços TaxDown e conseguiram poupar quatro milhões de euros.
EM Quanto a preço de venda, este não poderá ultrapassar o valor máximo estabelecido para cada tipo de veículo no Anexo III do Real Decreto 266/2021 em 13 de abril. Portanto, apenas os automóveis de passageiros cujo valor não exceda 54.450 euros e vans entre oito e nove lugares que não excedam 64.130 euros.
Quanto é possível deduzir?
Para a aplicação desta dedução existem duas alternativas.
- Caso o veículo seja adquirido entre 30 de junho de 2023 e 31 de dezembro de 2024, poderá ser deduzido 15% do valor de aquisição. Esta dedução tem um limite de 3.000 eurosuma vez que a base de dedução não pode exceder o 20.000 euros. Por exemplo, se uma pessoa comprasse um veículo no valor de 40.000 euros, não recuperaria 15% do valor total, ou seja, 6.000 euros, mas sim o limite estabelecido de 3.000. Além disso, a dedução deverá ser feita no período de tributação em que o veículo estiver matriculado.
- Pessoas que, de 30 de junho de 2023 a 31 de dezembro de 2024, pagaram prazos para a futura compra do veículo que representam pelo menos o 25% do valor total, poderão aplicar um desconto de 15% sobre o valor pago. Claro, você terá que pagar o valor restante e comprar o veículo antes do final do período. período fiscal após aquele em que ocorreu o pagamento. Ou seja, no caso das pessoas que pagaram pelo menos 25% do valor total em 2023 desde 30 de junho, o período terminaria em 31 de dezembro de 2025. Quem fez esses pagamentos em 2024 ou entre 2023 e 2024, eles teria prazo de compra até 31 de dezembro de 2026.
A dedução de 15% na aquisição de veículo elétrico na declaração de IRS é compatível com os apoios ligados à mobilidade elétrica do Programa Moves III no âmbito do Plano Europeu de Recuperação, Transformação e Resiliência. Porém, o valor total recebido com este programa deverá ser subtraído da base de dedução antes da aplicação dos 15% correspondentes.
Como instalar pontos de carregamento
O contribuinte também pode deduzir o quinze% dos valores pagos pela instalação de pontos de carregamento, com limite de 4.000 euros de 30 de junho de 2023 a 31 de dezembro de 2024. A condição é que a referida instalação seja concluída em 2024.
O interesse pelos bilhetes do Tesouro foi reavivado, ao longo de 2023, devido ao aumento das taxas de juro por parte dos bancos centrais. Essa circunstância fez com que investidores de perfil mais conservador focassem nesse título de renda fixa que oferece rentabilidade em torno de 3% com baixo risco. Porém, com a chegada da campanha de renda é preciso saber como funciona a tributação desses bens e incluir seus rendimentos na declaração.
O pagamento deverá ser feito com Cartão de crédito ou débito, transferência bancária ou qualquer outra forma de pagamento que gere recibo para que o Tesouro possa verificá-lo. Os valores subsidiados através de qualquer programa de ajuda pública não fariam parte da base da dedução.
Onde está a dedução na declaração de imposto de renda de 2023?
A caixa de declaração para aquisição de veículos elétricos plug-in e a célula de combustível está entre as caixas 1916 e 1927. No 0607 o valor da dedução pode ser encontrado. No caso de instalação de pontos de carregamento, a dedução é entre as caixas 1929 e 1935, ambas inclusive.