Seja pela inflação mensal, pelo aumento dos serviços ou pela impossibilidade de poupar, a origem do stress financeiro pode ser variada e múltipla. Este tipo de stress ocorre como resultado de incertezas, problemas ou perturbações económicas que geram ansiedade e produzem um sentimento de vulnerabilidade ou escassez.
Segundo o Global Findex 2022 publicado pelo Banco Mundial, duas em cada três pessoas nos países em desenvolvimento sentem este tipo de stress, que pode causar insónia, depressão, alterações no sistema imunitário, alterações de humor e até problemas cardiovasculares.
Para prevenir possíveis efeitos negativos na saúde física e mental, é necessário adotar uma boa gestão da saúde financeira. Que estratégias podem ser implementadas?
Especialistas entendem que promover a saúde financeira faz parte de sua responsabilidade para com seus clientes e a sociedade, mas também como forma de pensar o futuro do negócio. Neste enquadramento, a entidade propõe seis dicas para conseguir uma boa gestão financeira.
Antes de tudo é necessário identificar qual despesa ou movimento financeiro causa estresse. Esta etapa é central, pois saber qual item está causando ansiedade nos permite ir mais longe e determinar seus motivos.
A segunda etapa é criar um orçamento mensal. Desta forma, as despesas podem ser categorizadas de acordo com a necessidade e pode ser determinado um valor máximo de dinheiro para, por exemplo, eventos sociais ou entretenimento. A chave é não gastar demais.
Acompanhe a renda e pagamentos fixos É a terceira das dicas. Com o orçamento feito e as categorias estabelecidas, o cadastro visa saber a todo momento qual dinheiro está disponível. Esse conhecimento não só permite evitar possíveis compras supérfluas, mas também dá orientação para planejar gastos futuros.
Em quarto lugar, recomenda-se aproveite as ferramentas de finanças pessoais disponíveis. Após a aceleração tecnológica provocada pela pandemia, organizações do setor disponibilizaram aos seus clientes a possibilidade de gerirem o seu dinheiro com mais facilidade. É o caso do Meu dia a dia, uma ferramenta gratuita da App BBVA que o ajuda a analisar as suas próprias finanças e a tomar decisões informadas de forma calma e segura.
Ideal para controlar receitas e despesas organizadas por categorias e subcategorias. O BBVA entende a saúde financeira e a sua melhoria como parte da sua responsabilidade para com os seus clientes e a sociedade, mas também como uma forma de pensar o futuro do negócio.
Com ele é possível visualizar de forma fácil e clara as receitas e despesas de acordo com categorias e subcategorias, selecionar produtos e períodos a visualizar, criar orçamentos, aceder ao histórico de movimentos da conta e recategorizar os movimentos de acordo com as preferências. Dessa forma, é possível ter um controle diário, organizar-se com base nos objetivos orçamentários e tomar melhores decisões.
A quinta dica é, Além de pensar em economizar, incentive-se a dar mais um passo: investir. Para começar de forma fácil e informada, os fundos de investimento oferecidos pelo BBVA podem ser uma boa opção. Eles permitem aumentar o nível de poupança e alcançar um crescimento económico extra.
Por último, a recomendação é cuide da saúde financeira da sua família. Este ponto é crucial para que todas as pessoas estejam orientadas para os mesmos objetivos. Para isso, é necessário conversar em família sobre os cuidados individuais e grupais necessários e, se necessário, incutir a importância de melhorar a nossa educação financeira.