Todo mundo sonha em superar os problemas financeiros e que o dinheiro deixe de ser uma preocupação.
Sabemos que num contexto como o que vive a Argentina parece um tanto difícil, mas a realidade é que isso só deve ser um motivo para pressioná-lo mais do que nunca a mudar a sua situação atual no que diz respeito às suas finanças pessoais no longo prazo. prazo.
Hoje queremos compartilhar com você 5 dicas que podem te ajudar a superar seus problemas financeiros e, ao mesmo tempo, iniciar seu caminho para a liberdade financeira.
- CONTROLE SUAS DESPESAS
Gastar mais do que ganha é um dos problemas financeiros mais sérios da atualidade. Isto se deve, em grande parte, ao fato de muitas pessoas não terem identificado seus gastos fixos ou levado em consideração os pequenos gastos que fazem todos os dias.
É importante ter controle de despesas se você deseja manter as finanças saudáveis, pois não há nada pior do que gastar sem saber o que está fazendo.
Neste ponto, seu pior inimigo são as despesas com formigas; Ou seja, todos aqueles pequenos gastos que você faz diariamente quase sem perceber, mas que no final do mês podem significar valores consideráveis.
O consumo inconsciente é, na maioria dos casos, uma questão emocional. O mais inteligente é levar cada uma de suas despesas a um nível racional. Recomendamos que você faça as seguintes perguntas antes de comprar algo:
Eu realmente preciso disso?
Posso pular esta compra?
Existe uma maneira de substituir esta compra por outra coisa?
Se você tiver essas questões em mente, será muito mais fácil controlar seus gastos de forma eficaz.
- ELIMINAR DÍVIDA
Nossa primeira dica: Elimine os cartões de crédito da sua vida!
Pois geralmente dão a sensação de que se trata de uma extensão do seu salário e não devemos esquecer que o dinheiro que você busca não é realmente seu; Portanto, você deve evitar usá-lo em compras emocionais e em itens adquiridos por capricho.
A técnica do “faço isso amanhã” também é muito eficaz para evitar gastos por impulso. É claro que adiar não é a melhor opção quando falamos em empreender e iniciar atividades que possam beneficiá-lo, mas quando se trata de uma compra impulsiva, pensar em adiar a compra por um dia pode fazer a diferença.
Muitas vezes a emoção do momento é o que pode determinar o seu futuro financeiro, por isso é importante reservar um tempo para considerar uma compra a crédito, principalmente aquelas que têm a ver com carros, casas ou itens caros.
Exercitar a sua inteligência emocional e financeira será decisivo na sua situação económica futura.
3. CONSTRUI ATIVOS
Nas finanças, um ativo é simplesmente algo que lhe dá mais dinheiro. Pode ser um negócio, de preferência capaz de lhe proporcionar uma renda residual.
Uma renda residual ou passiva é aquela que você constrói uma vez e continuará pagando mês após mês, sem a necessidade de continuar trabalhando para isso. Esta é a chave para alcançar a liberdade financeira. Pare de depender do seu tempo para gerar lucros.
Um exemplo prático desse termo é o seguinte: imagine que você monta um estabelecimento comercial e começa a cobrar aluguéis mensais. Em vez de gastar todos os lucros, você os investe em um novo local. Agora repita essa fórmula até ter 10 ou mais locais gerando renda a cada mês. É assim que você constrói uma renda residual.
Se você for paciente e atrasar a recompensa por tempo suficiente, o dinheiro deixará de ser uma preocupação e você terá tempo para aproveitar as coisas mais importantes da vida.
4. INVISTA E DIVERSIFIQUE
À medida que suas economias crescem, não coloque todos os ovos na mesma cesta ao investir, isso lhe dá melhor proteção contra riscos por não depender de uma única fonte de renda ou investimento.
Ganhe no Prazo Fixo.